São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRILHA/CRÍTICA
Cinco motivos para comprar

DA REPORTAGEM LOCAL

Beirava o improvável resultar ruim uma trilha sonora saída do filme "Alta Fidelidade", cujo personagem principal, se você olhar bem, é a própria música pop.
De qualquer modo, esta trilha do filme americano que estréia é até bem diferente da do que seria um "original soundtrack" do livro do inglês Nick Hornby. Ou até do que seria um disco tirado da peça brasileira "A Vida É Cheia de Som e Fúria".
No melhor estilo das listas do já imortal personagem Rob Fleming (ou Rob Gordon, no filme), as cinco melhores coisas desta trilha sonora (que está disponível nas lojas desde junho, sob lançamento da gravadora Roadrunner) seriam as seguintes:
1) uma trilha cujas primeiras duas faixas são canções dos americanos psicodélicos do 13th Floor Elevators ("You're Gonna Miss Me") e dos britânicos enérgicos dos Kinks ("Everybody's Gonna Be Happy") merece o elogio, seja qual for o restante das músicas do disco .
2) se essa trilha sonora de 15 músicas fosse composta por 15 vezes "Dry the Rain", da banda escocesa Beta Band, o disco já valeria o dinheiro gasto.
3) a trilha traz duas canções do Velvet Underground: "Oh! Sweet Nuthin'" e "Who Loves the Sun". Quer mais?
4) e ainda tem Love ("Always See Your Face"), Bob Dylan ("Most of the Time") e Elvis Costello com os Attractions ("Shipbuilding").
5) além dos clássicos antigos, a "nova geração" está muito bem representada. Além da Beta Band, estão no disco músicas como a do andarilho americano Bill Callahan e sua banda Smog (com a belíssima "Cold Blooded Old Times"), e a do duo nova-iorquino neopsicodelia Royal Trux, com "Inside Game", som tão quimicamente influenciado que lembra Manchester do começo dos 90.
(LÚCIO RIBEIRO)

Alta Fidelidade - trilha sonora
    
Artista: além dos citados no texto, Steve Wonder, Sheila Nicholls, John Wesley Harding e Stereolab
Lançamento: Roadrunner
Quanto: R$ 20, em média


Texto Anterior: Cusack diz não a "blockbusters"
Próximo Texto: 24ª mostra internacional de cinema de São Paulo: Veja no que dá ir a restaurante da moda e ouvir Phil Collins
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.