UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Ex-Verve tem carreira revista em especial

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

O clipe de um cantor esquálido e alto, vestindo um casaco de couro e trombando com outros pedestres numa calçada perdida da Inglaterra é bastante conhecido dos fãs de música pop. "Bittersweet Symphony" foi o maior hit do Verve, banda de Richard Ashcroft, 32, sendo executado no mundo inteiro em 1997.
Mas logo depois do sucesso de "Urban Hymns", terceiro disco da banda (no qual estava a canção), o Verve se dissipou, em 1999. Deflagrada a incompatibilidade com o guitarrista Nick McCabe, Ashcroft foi tentar uma carreira solo, e essa curta trajetória fez o vocalista merecer um perfil da série "Planet Rock", que o Eurochannel exibe hoje.
Numa conversa entremeada por cenas de clipes, o cantor conta como construiu sua carreira com o Verve e mostra suas expectativas. Extremamente franco, Ashcroft fala de como descobriu sua vocação, dos seus métodos de composição e dos percalços do sucesso -entre eles, as razões pelas quais o Verve sumiu do mapa.
O mérito da série do Eurochannel é a sua concisão: em meia hora, o programa traça um perfil do músico a partir do que ele faz de mais interessante, as músicas.
O problema é a falta de capricho. Surge a capa de "Alone with Everybody", o primeiro disco solo de Ashcroft, e o locutor anuncia: "Alone with Everyone".
As legendas ajudam a aumentar o caráter "tabajara" do programa. O guitarrista dos Smiths, Johnny Marr, vira Johnny Maher, a orquestra de Andrew Oldham -que gerou o sample de "Bittersweet Symphony"- vira Andrew Copeland (!) e, no ápice, a música "Lucky Man" tem seu nome traduzido, como se Ashcroft estivesse apenas agradecendo à sorte.
Fora isso, a série faz o telespectador simpatizar com Ashcroft e até torcer para que seu terceiro disco tenha mais sucesso. Porque, pelo que já fez nos outros dois, ele ainda é apenas o cara do Verve que trombava em todo mundo.


PLANET ROCK. Quando: hoje, às 15h, no Eurochannel.


Texto Anterior: Evento: "O Vício" é tema de discussão da série "Diálogos Impertinentes"
Próximo Texto: Música: Starsailor puxa pechincha da nova música
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.