UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Debate será realizado hoje, às 21h, no Sesc Pompéia

"O Vício" é tema de discussão da série "Diálogos Impertinentes"

DA REDAÇÃO

A série "Diálogos Impertinentes" apresenta hoje, às 21h, o debate "O Vício", no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão do Bananal, s/nš, esquina com a r. Clélia, Pompéia, São Paulo).
Participam da discussão o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e fundador do Grea (Grupo de Estudos de Álcool e Drogas), e Paulo Afonso Caruso Ronca, doutor em psicologia educacional pela Unicamp e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.
A mediação será de Mario Sergio Cortella, do Departamento de Teologia da PUC-SP, e de Aureliano Biancarelli, repórter da Folha, que promove a série com a PUC-SP e o Sesc. O programa é transmitido pela STV - Rede SescSenac de Televisão. A entrada é franca.
Na última edição do evento, em 29 de setembro, o tema debatido foi "A Igualdade". Participaram Demétrio Magnoli, doutor em geografia humana pela USP e editor do jornal "Mundo - Geografia e Política Internacional", e Antonio José Valverde, professor dos departamentos de Filosofia da PUC-SP e de Fundamentos Sociais e Jurídicos da FGV-SP. O evento teve mediação de Mario Sergio Cortella e da jornalista Sylvia Colombo, editora-adjunta da Ilustrada.
Magnoli destacou que "os regimes que geraram maior igualdade material foram os que restringiram mais fortemente a liberdade política dos cidadãos". "A cada eleição nós temos de fazer uma escolha entre esses dois pólos", afirmou.
Antonio José Valverde observou uma ausência de premissas além daquelas propostas pelo liberalismo, como liberdade de expressão, de mercado e igualdade jurídica.
"Nos países pós-industriais avançados, que inventaram o liberalismo, essas premissas já se cumpriram. Logo, elas deveriam abrir espaço para a construção de novos padrões".



Texto Anterior: Dança: Performances exploram imagens de transformação de corpos
Próximo Texto: Música: Ex-Verve tem carreira revista em especial
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.