|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CRÍTICA
Filme importa mesmo pelo que não é dito
DA REDAÇÃO
Yapeyú é um povoado pobre onde nasceu o general
San Martín, líder da independência argentina. No dia do
aniversário do herói, suas ruas
de terra, enfeitadas com bandeiras da Argentina, se enchem. Sem dar bola para a festa
cívica, um esquisito Chevrolet
58 entra na cidade levantando
poeira. Uma das filhas da matriarca Emilia teve um surto de
dor de dente e precisa ver um
dentista. Como se pode imaginar, Yapeyú não é centro de excelência odontológica, e a mulher sai de lá com o problema
resolvido, mas quase com mais
dor do que quando chegou.
A seqüência é tragicômica.
Tudo ali soa absurdo. A festa
nacional de um povo miserável, a histeria familiar por causa
de um dente, o cunhado cantando a cunhada enquanto a
mulher padece no médico...
Passagens assim, com detalhes silenciosos, são o mérito
de "Família Rodante" (hoje, às
15h30, DirecTV; dias 30/10, 1º/
11, 4/11). A obsessão pela dramaticidade do não-dito, apoiada em diálogos sobre coisas comezinhas, Trapero compartilha com os conterrâneos Daniel Burman e Ezequiel Acuña.
Também como boa parte do
que se produz na Argentina
hoje, "Família Rodante" radiografa os efeitos da crise econômica do país na classe média. O
filme exacerba essa característica, ao isolar pais e filhos dentro de um caminhão, e afastá-los da vida na cidade grande.
Tudo acontece num cenário
de abandono. Diferentemente
das paisagens cartão-postal de
"Diários de Motocicleta", as de
"Família..." são desoladas (em
texto sobre o filme, o "New
York Times" descreveu o local
como "o Texas sem os milionários"). A saga da família culmina no tal casamento em Misiones, tendo o Brasil, visível do
outro lado da fronteira, como
observador não muito distante.
Se o filme acerta em imagens
ricas de símbolos como essa,
falha ao cair no já dito e tantas
vezes repetido por essa mesma
geração de cineastas sobre o
que se passa com a classe média argentina. Não seria tempo
de olhar para outras direções?
(SYLVIA COLOMBO)
Avaliação:
Texto Anterior: 28ª Mostra de Cinema: Trapero traz a "Argentina longe da Argentina" Próximo Texto: Mônica Bergamo Índice
|