São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DANÇA Grupo retorna ao Brasil com a coreografia "Moon Water", com ênfase em elementos espirituais Cloud Gate mostra jornada de meditação
INÊS BOGÉA CRÍTICA DA FOLHA Toneladas de grãos de arroz cobriam todo o palco, onde um dançarino desenhava círculos concêntricos com um arado. Esta imagem ficou marcada na memória de quem assistiu ao espetáculo "Songs of the Wanderers" (Canções dos Peregrinos, 1994) da Cloud Gate Dance Theatre, de Taiwan, no ano passado. A companhia volta ao cartaz no teatro Alfa, de 18 a 21 de novembro, com "Moon Water" (Água Lunar, 98). A Cloud Gate foi fundada em 1973 pelo seu coreógrafo e diretor Lin Hwai-min (1947). Hwai-min estudou dança clássica asiática, Tai Chi, meditação, dança moderna e clássica. Quando era estudante de pós-graduação no Programa Internacional de Literatura da Universidade de Iowa (EUA), Hwai-min foi em busca da pioneira da dança moderna Martha Graham (1894-1991), em Nova York, e estudou em sua escola. De volta a Taiwan, criou seu grupo. Em 1999, Lin formou o Cloud Gate 2 para incentivar novos coreógrafos, realizando turnês pelos campus universitários e comunidade rurais de Taiwan. Ele se diz influenciado não exatamente pela técnica de Graham, mas pela idéia que lhe dá base. "Temos um background comum: o teatro oriental e a literatura. O que fazemos hoje vem da tradição das disciplinas corporais chinesas." Em "Moon...", a influência mais direta vem do Tao Yin, uma forma antiga de Tai Chi. Os dançarinos "partem desse terreno de energia, que a platéia pode sentir". Trabalhando na fusão de estilos tradicionais da cultura asiática com material contemporâneo, e dando ênfase a elementos espirituais, a Cloud Gate tem se apresentado regularmente pela Ásia, Europa e Estados Unidos. Em 2003, a crítica de dança do "New York Times", Anna Kisselgoff, escolheu "Moon Water" o melhor espetáculo do ano. Três anos antes, Hwai-min fora nomeado um dos "coreógrafos do século 20" pela revista "Dance Europe", e eleito a "personalidade do ano", pela "Ballet International". Antes de sua vinda ao Brasil, Hwai-min conversou com a Folha por telefone, da capital Taipei. Folha - O que você diria sobre a
relação entre energia e corpo? Folha - É isso o que se espera ao
trabalhar com este tipo específico
de movimento? Folha - Por que Bach (1685-1750)? Há algo de especial na versão que você escolheu? Folha - Existe um significado especial no título? Folha - O que muda em termos de
percepção corporal e do movimento, quando se dança na água? |
|