São Paulo, domingo, 27 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

Canal pago MGM exibe ranking do American Film Institute com cem falas eleitas por júri; vencedor é "... E o Vento Levou"

Programa lista melhores frases do cinema

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu te amo, porra!", dirá o sensível fã de Paulo César Pereio à sua amada. Ou então "Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno", gritará o fã de "Cidade de Deus" em surto de empolgação.
Algumas frases e expressões saem das telas direto para a cabeça do público, espalham-se no boca-a-boca e logo se tornam um bordão, incorporados ao vocabulário popular. Ou adquirem uma dimensão tão grande que acabam se tornando resumo de um filme ("Adoro o cheiro de napalm pela manhã", de "Apocalypse Now").
Com base nessa idéia, o American Film Institute, uma das principais entidades dedicadas à cultura cinematográfica nos EUA, fundada em 1967, organizou neste ano uma votação para eleger as cem melhores frases ditas em filmes norte-americanos -todos os anos o AFI organiza alguma votação na linha "os cem melhores alguma coisa". O júri foi composto por 1.500 personalidades ligadas à área, que receberam uma listagem inicial com 400 frases.
O programa de TV resultante dessa pesquisa passa na quarta, às 19h, no canal MGM. Apresentado pelo ator Pierce Brosnan, cenas dos vencedores são mostradas, entre depoimentos de gente como Cameron Crowe e Nora Ephron.
A frase vencedora vem de "... E o Vento Levou" (veja ao lado), mas é "Casablanca" que mais vezes aparece na lista, com seis citações -a que teve colocação mais alta, quinto lugar, foi "Here's looking at you, kid" (Estão de olho em você, garota), dita por Humphrey Bogart a Ingrid Bergman.
Estão lá obviedades que, de tão integradas ao imaginário popular, já extrapolam a sala de cinema, como "Bond. James Bond" (22º lugar) e "Que a força esteja com você" (8º lugar, de "Star Wars").
Mais espetaculares são as complexas falas de "Rocky, um Lutador" ("Yo, Adrian", dita por Sylvester Stallone, 80º lugar) ou "Clube dos Cafajestes" ("Toga! Toga!", por John Belushi, 82º lugar). E a sedutora "La-dee-da, la-dee-da", dita por Diane Keaton em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", ficou no injusto 55º lugar.
Em escolha à parte, os críticos da Folha também indicaram suas frases prediletas.


AFI 100 Anos... 100 Frases
Quando: quarta, às 19h, no MGM



Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Análise: "Cinema, Aspirinas e Urubus" une forma e geografia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.