São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé Celso, Mindlin e Arnaldo Antunes participam de festa

DA REPORTAGEM LOCAL

Bia Lessa também assina a direção da festa de lançamento da edição comemorativa de "Grande Sertão: Veredas", que acontece hoje. Festa que começa nas ruas de São Paulo, onde estarão espalhados painéis com trechos do livro, seguindo o desejo da diretora de expandir, para a cidade, a exposição.
No saguão central da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa, haverá, do meio-dia às 17h, uma espécie de púlpito, ou minipalco, com microfone e uma cópia da edição comemorativa, e o público poderá ler trechos do livro sob uma chuva de papéis picados metalizados, a cada meia hora.
As participações serão registradas em vídeo, que futuramente poderá se tornar um programa, um curta-metragem ou parte da exposição, que segue para o Rio no primeiro semestre de 2007.
Às 20h30, o empresário e bibliófilo José Mindlin e a cineasta e especialista em Guimarães Rosa Marily Bezerra falarão sobre a obra. "A primeira vez que tive acesso aos originais foi quando o Mindlin me mostrou, e eu chorei sem parar. Desse encontro nasceu tudo. Ele é meio a semente disso tudo, alguém que não coleciona para ter, mas sim para divulgar", diz a diretora.
A noite terminará com o cantor e poeta Arnaldo Antunes -desejo antigo de Lessa, por conta da relação do artista com a palavra- e o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, que está apresentando um espetáculo baseado em "Os Sertões", de Euclides da Cunha, outra obra de referência na literatura brasileira. Zé Celso, ressalta Lessa, também é associado com inovação da linguagem. Os dois artistas lerão, respectivamente, as seis primeiras e as seis últimas páginas de "Grande Sertão: Veredas".
A comemoração não esqueceu o mundo virtual: o leitor pode acessar o texto integral da obra em www.novafronteira. com.br/grandesertaomec. Até dezembro, de graça. (EDUARDO SIMÕES)


Texto Anterior: "Batismo de Sangue" leva tortura à tela
Próximo Texto: Manara conta fábula erótica e pessimista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.