São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Parceria com João Bosco e Chico Enoe aconteceu durante encontro realizado na casa do compositor no Rio
"Fique Sabendo' foi inspirada em sarau

da Sucursal do Rio

A canção "Fique Sabendo" foi inspirada em um sarau realizado na casa de Torquato Neto na ladeira dos Tabajaras (Copacabana, na zona sul do Rio).
Esse sarau teve a presença de Ismael Silva (1905-78), lendário pioneiro do samba carioca.
Então universitário em Ouro Preto (MG), João Bosco vinha ao Rio uma vez ou outra na tentativa de mostrar suas primeiras canções. Uma das pessoas que conheceu durante uma dessas viagens foi Torquato, que o convidou para o sarau.
"Foi uma noite incrível. Ismael, de terno e gravata, sempre muito elegante, cantou "Antonico' e "Se Você Jurar'. Resolvemos, eu e Torquato, fazer um samba, sob a inspiração da presença muito generosa do Ismael. Na parceria entrou o Chico Enoe, que também estava naquele encontro", afirmou João Bosco.
A parceria de Torquato com Geraldo Azevedo resultou de encontros semanais entre os dois. Azevedo não tinha discos lançados. Acompanhara, como músico, os cantores Geraldo Vandré e Eliana Pittman.
Toda quinta-feira o poeta deixava o sanatório onde costumava se auto-internar e ia para o apartamento de Azevedo na Glória (zona sul do Rio). O pernambucano acabara de sair de uma prisão por motivos políticos.
Do encontro, também participavam Jards Macalé, o percussionista Naná Vasconcelos e o compositor Carlos Pinto.
"Conheci Torquato quando ele se sentia muito órfão, após o AI-5, quando a perseguição cultural ficou muito mais acirrada, quando ficamos com muitas dificuldades para trabalhar. Falo órfão porque todos os seus colegas, a sua turma, tinham saído do país. Ele ficou solitário", rememora Azevedo.
Com Luiz Melodia, Torquato teve uma vivência boêmia. Frequentavam a noite do Rio, acompanhados, entre outros, por Suzana de Moraes (filha do compositor Vinícius) e do poeta baiano Duda Machado.
"Exatamente nessa época, Torquato chegou com duas letras e disse: "Melodia, essas são para você'. Ele tomou a iniciativa de nossa parceria", conta.
(SÉRGIO TORRES)
²


O colunista Carlos Heitor Cony está em férias



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.