São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lina do Carmo exibe "Capivara" em SP

especial para a Folha

Um dos destaques da programação de dança do evento "Mundão", que está inaugurando o Sesc Santo Amaro, é a bailarina e coreógrafa Lina do Carmo, que apresenta amanhã, às 19h30, o espetáculo "Capivara".
Há mais de dez anos radicada na Alemanha, onde conquistou prestígio com sua linguagem singular, Lina mereceria uma longa temporada em São Paulo.
Enquanto essa oportunidade não acontece, vale a pena conhecer o trabalho de Lina, que na Europa costuma frequentar eventos importantes, como o Festival de Avignon, na França.
"Capivara", um solo interpretado pela própria Lina, estreou em 1997 na cidade alemã de Colônia.
Misturando dança, teatro e mímica, "Capivara" explora o que ela define como "corpo arcaico". Valendo-se de uma poderosa expressão corporal, Lina procura resgatar memórias ancestrais para reinterpretar a identidade brasileira.
Ex-discípula de Marcel Marceau, que chegou a defini-la como uma de suas alunas mais importantes, Lina iniciou sua formação fora do Brasil em 1978, no National Mime Theater, em Boston (EUA).
No início dos anos 80, depois de uma breve carreira como atriz no Brasil, ganhou uma bolsa para integrar a École de Mimodrame de Paris, dirigida por Marceau.
Em 1989, estreou o espetáculo solo "Body Images", depois transmitido pela televisão alemã.
No ano seguinte, criou "Vitória Régia", obra que faz sucesso até hoje e que se tornou uma espécie de assinatura de seu repertório.
Paralelamente, Lina vem dirigindo seminários sobre sua linguagem corporal em eventos como o Festival de Avignon.
Como professora convidada, também tem ministrado aulas na École Internationale de Mimodrame de Paris e na Schule des Theaters Der Keller, em Colônia.
Neste ano, Lina realizou "Encanto da Pele", documentário sobre seu trabalho, para a TV alemã WDR. Segundo a crítica européia, Lina é uma performer rara, que concentra muitos contrastes.
(ANA FRANCISCA PONZIO)
²

Espetáculo: Capivara, de Lina do Carmo Quando: amanhã, às 19h30 Onde: Sesc Santo Amaro Quanto: entrada gratuita



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.