São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Oliver Twist
SBT, 15h15.

(Oliver Twist). EUA, 1997. Direção: Tony Bill. Com Richard Dreyfuss, Elijah Wood. A vida de Oliver Twist, seus sofrimentos no orfanato, sua expulsão, o encontro com o velho Fogin. Adaptação do romance de Charles Dickens.

Loucademia de Polícia 7 - Missão Moscou
Globo, 15h35.

EUA, 1994, 79 min. Direção: Alan Metter. Com George Gaynes, Michael Winslow, Christopher Lee. O título diz tudo: a academia desloca-se para Moscou, a fim de prender o chefão mafioso local. Muda o cenário, mas a academia fica.

O Resgate do Soldado Ryan
Globo, 21h55.

(Saving Private Ryan). EUA, 1998, 170 min. Direção: Steven Spielberg. Com Tom Hanks, Matt Damon, Edward Burns. A invasão da Normandia segundo Spielberg e o posterior resgate de soldado, que deve retornar para casa, já que todos os seus irmãos foram mortos em combate. O início, a invasão, é forte, sobretudo pelo trabalho de som. Depois, em plena guerra, o sentimentalismo triunfa. Inédito.

Blow Up - Depois Daquele Beijo
Bandeirantes, 0h.

(Blow Up). Inglaterra, 1966, 106 min. Direção: Michelangelo Antonioni. Com David Hemmings, Vanessa Redgrave. Fotógrafo capta, num parque de Londres, uma cena de amor. Ao revelar as fotos, começa a dúvida: de amor ou de assassinato? Antonioni retrabalha magistralmente "Janela Indiscreta", de Hitchcock: do voyeurismo à questão da construção da verdade pela imagem, está tudo lá. Obra-prima.

O Banquete de Julho
SBT, 1h05.

(Feast of July). EUA, 1995. Direção: Christopher Menaul. Com Embeth Davidz, Tom Bell, Ben Chaplin. Garota procura o namorado que a engravidou e sumiu. Em vez dele, encontra uma simpática família e, nela, três pretendentes. O velho namorado reaparecerá, no entanto, para atormentá-la.

Intercine
Globo, 2h55.

Hoje, vai ao ar o vencedor da disputa que se deu entre o drama "Sangue e Areia" (1989, de Javier Elorrieta, com Christopher Rydell, Sharon Stone) e a comédia "Mãe É Mãe" (1996, de Albert Brooks, com Albert Brooks, Debbie Reynolds).

TV PAGA

FILME

A luz dos estrangeiros em Hollywood

Desde os anos 1920, Hollywood sempre se beneficiou dos cineastas estrangeiros. Houve Murnau e os alemães que fugiam de Hitler. Depois, os franceses fugindo da Ocupação etc.
Hoje, com maus produtores, mesmo os estrangeiros (chineses, sobretudo) que acorrem a Hollywood enfrentam problemas.
Por isso, é de saudar a entrada em cena do indiano M. Night Shyalaman, que impõe um olhar em seus filmes, como "Olhos Abertos" (Telecine Emotion, 21h45), em que um menino, após perder o avô, indaga o sentido da vida.
Na Hollywood de hoje, o único sentido da vida é o dinheiro. Que alguém coloque uma indagação sobre as coisas num filme parece perversidade num sistema que, como norma, só tolera bobeira. (INÁCIO ARAUJO)

DIVA

GNT exibe "Marlene Dietrich: Sua Própria Canção", às 22h30
No dia em que se comemora o centenário de nascimento de uma das principais divas do cinema mundial, o canal apresenta documentário inédito no programa "Grandes Nomes".
"Marlene Dietrich: Sua Própria Canção" traz uma retrospectiva da vida e carreira da estrela de "Anjo Azul", dirigida por seu neto J. David Riva.
Com narração de Jamie Lee Curtis, a produção, filmada na Alemanha, em Los Angeles e em Washington, enfoca a vida amorosa de Dietrich, sua personalidade perturbadora e sua atuação durante a Segunda Guerra.
Um dos atrativos especiais do documentário são imagens e depoimentos exclusivos de parentes e amigos próximos da atriz.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Argentino! A primeira moeda que já vem com ego!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.