São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

The Cranberries retorna após hiato de 6 anos

Grupo irlandês inicia turnê pelo Brasil com apresentação hoje no Rio de Janeiro; amanhã, eles tocam em São Paulo

Liderada pela vocalista Dolores O'Riordan, a banda fez grande sucesso nos anos 1990 com músicas como "Linger" e "Zombie"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu me afastei da política. Estou numa fase paz e amor." A autora da frase é Dolores O'Riordan, irlandesa que comanda a banda The Cranberries e que, nos anos 1990, se fazia ouvir com hits engajados como "Zombie" e "Salvation".
Com mais de 15 milhões de cópias vendidas de seus cinco discos, o Cranberries deu um tempo em 2003 -seus integrante seguiram em projetos solo. No ano passado, a banda se reagrupou para uma turnê que chega hoje ao Brasil, com uma apresentação no Rio de Janeiro. Amanhã, tocam em São Paulo. Depois seguem para Belo Horizonte e Porto Alegre.
Caçula de sete irmãos, O'Riordan entrou para a banda ao responder a um anúncio de jornal. Mas, com voz forte, tornou-se o centro do grupo.
O quarteto lançou "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", em 1993. Puxado por singles como "Linger" e "Dreams", o disco rapidamente tornou-se um best-seller. A banda excursionou pela Europa e ganhou os EUA. "Linger" ainda é a música mais conhecida do Cranberries.

Fase ruim
Em 1994, veio "No Need to Argue", que trazia as canções "Ode to My Family" e "Zombie" -esta última, uma espécie de protesto contra os conflitos religiosos na Irlanda do Norte.
A atenção em torno do Cranberries afetou O'Riordan. "Foi uma fase bem ruim. Eu achava que as pessoas estavam me vigiando o tempo todo. Eu não queria sair do meu quarto", ela disse em recente entrevista ao jornal "The Independent".
O Cranberries ainda colocou nas lojas três álbuns: "To the Faithful Departed" (1996), "Bury the Hatchet" (1999) e "Wake Up and Smell the Coffee" (2001) -este último, um fracasso de crítica.
Em carreira solo, O'Riordan lançou os álbuns "Are You Listening?" (2007) e "No Baggage" (2009). Ainda não se sabe se o Cranberries soltará novo disco.


THE CRANBERRIES

Quando: hoje (Rio), amanhã (São Paulo), domingo (Belo Horizonte), 3/2 (Porto Alegre)
Onde: Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955, São Paulo ; tel. 0/xx/11/2846-6166)
Quanto: de R$ 100 a R$ 300
Classificação: 16 anos (14 e 15 anos, acompanhado de pais ou responsável)




Texto Anterior: Pegaram o Meneghetti!
Próximo Texto: Interior: 4º Virada Paulista toma 29 cidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.