São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Espaço cultural no Tatuapé realiza exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Mulheres pintam e bordam nas artes

free-lance para a Folha

Combinação e bordado são coisas de avó. Não para a artista Ana Luiza Álvares, que fez das combinações antigas, garimpadas entre famílias tradicionais de São Paulo, suporte para seus desenhos com linha. O resultado é uma instalação que ainda conta com fronhas cheias de aromatizante espalhadas pelo chão.
A obra sem título pode ser vista/cheirada/vivenciada a partir de hoje, no Espaço de Artes Unicid, quando será inaugurada a exposição coletiva "Presença da Mulher na Arte Contemporânea".
A mostra apresenta cinco artistas que, segundo o curador João Spinelli, livre-docente em artes plásticas da ECA-USP, crítico e historiador, deveriam figurar entre os grandes nomes das artes.
Os trabalhos de Ana Luiza, Fulvia Molina, Adriana Carvalho, Cláudia Marchetti e Vera Costa foram escolhidos segundo um critério de contemporaneidade: "Todas utilizam materiais diferentes, detritos industriais ou encontrados ao acaso", diz Spinelli.
Cláudia pinta sobre chapas de acrílico recicladas com tinta sintética símbolos de um alfabeto imaginário, que ela inventou ainda na infância. "Eu me expressava melhor por meio do desenho, por isso criei essa linguagem particular: sentia angústia por não conseguir ser uma criança dentro dos padrões", conta a artista, cuja dislexia foi diagnosticada aos 12 anos.
Seus trabalhos possuem uma certa reflexividade que insere o espectador no trabalho. "Gosto de expor ao menos uma vez por ano em locais alternativos, para atingir um público diversificado", conta Cláudia, que foi a idealizadora do espaço cultural do Einstein, com o objetivo de levar arte às pessoas hospitalizadas.
O Espaço de Artes Unicid é um um local imenso e privilegiado, pois nele transitam os 15 mil alunos da universidade. "Acho que precisamos criar outros pólos culturais na cidade, fora do quadrilátero das artes. O Tatuapé é hoje a nova Higienópolis e com esse espaço cumpre o papel educativo da arte", afirma Spinelli.
Além dessa mostra, a cidade vai sediar outras homenagens ao Dia da Mulher (veja quadro abaixo).

Exposição: Presença da Mulher na Arte Contemporânea: Cinco Propostas
Onde: Espaço de Artes Unicid (r. Cesário Galeno, 475, tel. 0/xx/11/6190-1310)
Quando: abertura hoje, às 20h. Seg. a sáb.: 9h30 às 21h. Até 25/3
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Alberta Ferretti aposta as fichas no estilo "new chic"
Próximo Texto: Debate: "Diálogos" discute a maldade no Tuca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.