São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2000


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Fura Dels Baus dá aula de sexo explícito

da Agência Folha, em Belo Horizonte

A ausência de ejaculação, considerada uma "falha técnica", quase atrapalha a aula aberta realizada por dois dos diretores do grupo catalão La Fura Dels Baus na última quinta no Ecum 2000 (Encontro Mundial das Artes Cênicas), em Belo Horizonte.
O ator especialmente contratado para a performance não conseguiu ejacular diante de 500 pessoas que estavam no teatro Sesiminas. Foi a primeira apresentação de sexo explícito no local.
O La Fura Dels Baus, que ganhou projeção internacional com a realização da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 92, se caracteriza pela utilização de técnicas cênicas não convencionais, que incluem contato físico com os espectadores.
Após a apresentação, que durou 15 minutos, os diretores Carlos Padrisa, 40, e Alex Gol, 39, lamentaram a "falha técnica" e disseram que o ator Falcão precisaria "ensaiar mais".
A platéia, formada pelos participantes do encontro (com exceção de 20 adolescentes que não puderam entrar), não conseguiu esconder o incômodo provocado pela cena de sexo explícito. "As risadas eram um sinal de nervosismo da platéia", afirmou Gol.
Antes da apresentação, ele disse aos espectadores que não tinha sido possível trazer atores do grupo e, por isso, precisaria da colaboração de voluntários.
Uma atriz pornô profissional subiu ao palco fingindo ser uma professora universitária de teatro. Ela respondeu a perguntas dos diretores sobre sua vida sexual. Depois, tirou a roupa e começou a fazer "sexo virtual" com uma tela onde eram exibidas imagens do ator que, supostamente, estaria em Barcelona e faria parte do elenco do La Fura Dels Baus.
Em um certo momento, o ator saiu de trás da tela e começou a fazer sexo ao vivo diante da platéia, que não sabia se ria, se ficava em silêncio ou se deixava a sala.
Enquanto os atores faziam sexo, uma tradutora lia o manifesto dos diretores em defesa do "teatro digital" -uma passagem para a arte teatral do século 21, usando recursos eletrônicos ao lado de técnicas de palco tradicionais- que deve ser colocada em prática no próximo espetáculo dos catalães.
(CARLOS HENRIQUE SANTIAGO)





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