São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

O GAROTO QUE PODIA VOAR
SBT, 13h30. (The Boy who Could Fly). EUA, 1986, 107 min. Direção: Nick Castle. Com Lucy Deakins, Jay Underwood, Bonnie Bedelia. Garoto tratado como autista, após a morte dos pais, e vivendo com um tio alcoólatra, liga-se a uma garota sensível que vem morar na cidade. Do drama, o filme - escrito pelo próprio diretor- evolui mansamente para a fantasia (a hipótese de o garoto voar).

O HOMEM COM A MORTE NOS OLHOS
Record, 16h.
(Welcome to Hard Times). EUA, 1967, 101 min. Direção: Burt Kennedy. Com Henry Fonda, Janice Rule. Fonda é o homem que combate o fora-da-lei que domina cidade do Oeste. Na balada de Kennedy: filme morto.

PUNHOS DE AÇO
Record, 21h30.
(Fists of Iron). EUA, 1994, 90 min. Direção: Richard W. Munchkin. Com Michael Worth, Sam Jones, Mathias Hues. Jovem durão se arrebenta ao saber que seu melhor amigo foi morto em um ringue. Arranja um treinador e prepara-se para a vingança.

CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO
Globo, 21h40.
(The Hunt for Red October). EUA, 1990, 137 min. Direção: John McTiernan. Com Sean Connery, Alec Baldwin, Scott Glenn. Connery é o oficial russo que assume o comando do submarino Outubro Vermelho e marcha na direção dos EUA, a pretexto de demonstrar a fragilidade da defesa norte-americana. Aí, o Pentágono não gosta. Guerra Fria um tanto requentada, com ação razoável e, sobretudo, Sean Connery.

MULHER DESEJADA
Bandeirantes, 21h40.
(Woman of Desire). EUA, 1994, 97 min. Direção: Robert Ginty. Com Bo Derek, Robert Mitchum, Jeff Fahey. Marido é acusado de raptar a própria mulher e matar o amante dela. Robert Mitchum faz o advogado de defesa, em meio a intrigas pouco claras. Em suma, um "erotic thriller" com a tortuosa, e característica, inconsequência do gênero.

EU SOU O SENHOR DO CASTELO
Cultura, 22h30.
(Je Suis le Seigneur du Château). França, 1989, 88 min. Direção: Régis Wargnier. Com Jean Rochefort, Dominique Blanc. O mundo infantil observado a partir de um garoto órfão de mãe, para quem o pai providencia uma governanta que também tem um filho. O mundo infantil como crueldade, dureza e perversidade. Segue-se a exibição de "Jean Renoir, o Mestre", belo documentário sobre o grande cineasta. Legendado.

HORAS FATAIS
CNT/Gazeta, 22h40.
Brasil, 1987. Direção: Francisco Cavalcanti e Clery Cunha. Com Francisco Cavalcanti, José Mojica Marins. Tranquilo dono de bar transforma-se em matador e, em um mês, elimina cinco pessoas. Supostamente baseado em fatos reais.

ENFERMEIRAS EM PERIGO
Globo, 23h40.
(Nurses on the Line). EUA, 1993. Direção: Larry Shaw. Com Lindsay Wagner, Robert Loggia. O resgate de um grupo de assistência médica que cai na selva mexicana. A Globo dá vazão a sua opção pelo "trash".

INSTINTO ANIMAL 3
Bandeirantes, 23h45.
(Animal Instincts 3 - The Seductress). EUA, 1993, 95 min. Direção: Gregoy Hippolyte. Com James Matthew, John Bades. Essa é de morte: escritora gosta de transar com uma terceira pessoa observando. Ela tem um marido a calhar, que é cego. Detalhe: na verdade ela pensa que ele é cego e desconhece que é voyeur. Ou: amar é olhar na mesma direção.

PROTOCOLO
Globo, 0h40.
(Protocol). EUA, 1984, 96 min. Direção: Herbert Ross. Com Goldie Hawn, Chris Sarandon. Goldie é a garçonete promovida a segurança do cerimonial da Casa Branca. Ela se mostra tão profissional em suas novas funções que acaba se envolvendo em complicadas transações diplomáticas. Comédia limitada que, em vista da programação de filmes na TV atual, pode ser vista, sobretudo em função de Goldie Hawn.

O GRANDE SUCESSO DE ROCK HUNTER
Globo, 3h20.
(Will Success Spoil Rock Hunter?). EUA, 1957, 93 min. Direção: Frank Tashlin. Com Tony Randall, Jayne Mansfield. O publicitário Randall esforça-se de todos os modos para que uma famosa atriz (Mansfield) anuncie um determinado produto. O filme chama-se "Sabes o que Quero" e o que não se sabe é por que a Globo mudou-o. Em todo caso, um dos dois ou três filmes que justificaram a carreira de Jayne.

ARMADILHA PESSOAL
SBT, 0h10.
(Midnight Run - For Tour Life). EUA, 1994, 90 min. Direção: Daniel Sackheim. Com Chistopher McDonald, Melora Walters e Dan Hedaya. Mafioso seduz garçonete e faz com que ela leve bomba a uma policial. Ela é descoberta, e aí começa investigação sobre os podres da polícia.


TV PAGA
No reino das aparências

da Redação

Entre tantos filmes de aventura que variam do tolo ao estéril, "Missão Impossível" (Telecine 1, 21h) se distingue pela precisão e pela inteligência.
Vivemos em um mundo de aparências, onde não importa ser, mas parecer. Esse mundo nos projeta numa indiferenciação feroz, como se cada ser levasse máscaras no rosto, já não pudesse ser idêntico a si mesmo.
É verdade que a série "Missão Impossível" já sugeria algo nessa direção. Mas, se Brian De Palma fez um filme invulgar, isso se deve a ter extraído todas as consequências do fato. O filme parece confuso, por vezes? Sim. Mas como ser diferente quando alguém se pergunta, a sério, "quem é quem?" nesse mundo.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.