São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Binoche preside hoje 23ª edição do César

MARIANE COMPARATO
de Paris

A festejada atriz Juliette Binoche será a presidente da 23ª edição da entrega dos Césars, principal premiação do cinema francês (equivalente ao Oscar nos Estados Unidos), que acontecerá hoje à noite, no teatro dos Champs Elysées, em Paris.
Aos 33 anos, Binoche se tornou uma das mais respeitadas atrizes francesas ao receber o Oscar de melhor atriz coadjuvante, no ano passado, por sua atuação em "O Paciente Inglês".
Antes dela, apenas outra atriz francesa -Simone Signoret, mulher de Yves Montand- havia recebido um Oscar.
Na lista dos melhores longas-metragens deste ano, filmes comerciais se opõem a filmes ditos "de autor".
Superproduções como "O Quinto Elemento", de Luc Besson, e "Le Bossu", de Philippe de Broca, foram surpreendidas por filmes de pouco custo que colheram grande sucesso junto ao público francês. São eles: "Western" (que deve estrear em breve no Brasil), de Manuel Poirier, e "Marius et Jeannette", de Robert Guédiguian.
Um dos principais candidatos ao César é "On Connait La Chanson", último filme do já consagrado diretor Alain Resnais ("Hiroshima, Meu Amor").
O longa está concorrendo em 12 categorias. Se Resnais ganhar o prêmio de melhor diretor, será o quinto de sua carreira.
Os atores Bruce Willis e Milla Jovovich, de "O Quinto Elemento", não puderam concorrer aos prêmios de melhor ator e atriz por não se expressarem em língua francesa no filme.
Homenageados
Três homenagens estão previstas durante a cerimônia desta noite: para o diretor franco-suíço Jean-Luc Godard, o ator e diretor norte-americano Clint Eastwood e o ator norte-americano Michael Douglas.
Godard entregará a Eastwood um César de honra pelo conjunto de sua carreira. O diretor norte-americano se disse lisonjeado: "Não conheço ainda Godard, mas espero recuperar o tempo perdido. Dizem que "Detetive' foi inspirado, em parte, em alguns de meus personagens, como Dirty Harry".
O diretor receberá um prêmio em comemoração ao 40º aniversário da nouvelle vague, movimento do cinema francês dos quais é um dos principais representantes.
Eastwood aproveitou sua estadia em Paris para divulgar seu mais novo filme como diretor, "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal", inspirado no livro homônimo de John Berendt, que ganhou o prêmio Pulitzer em 95.
Os atores principais são Kevin Spacey e John Cusack. "Eu quis fazer um filme sobre a tolerância, não tanto sobre um homossexual, e sim sobre um homem misterioso e complexo que é também homossexual", disse o diretor.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.