São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIAS POR TRÁS DAS MÚSICAS

"No Rancho Fundo" (Ary Barroso e Lamartine Babo) - A música, com o subtítulo "Grota Funda", tinha outra letra, do caricaturista J. Carlos. Já havia até sido lançada no teatro de revista um ano antes. Lamartine não gostou dos versos e, com permissão de Ary, autor da melodia, reescreveu tudo. Todos gostaram, menos J. Carlos, que rompeu com Ary.

"Carinhoso" (Pixinguinha e João de Barro) - O Teatro Municipal do Rio exibia um espetáculo beneficente promovido pela primeira-dama, Darcy Vargas. A cantora-atriz Heloísa Helena queria mostrar algo novo e pediu a Braguinha que letrasse um choro de Pixinguinha. A letra foi feita às pressas, para ser cantada no dia seguinte. A música existia desde 1917.

"Da Cor do Pecado" (Bororó) - Felicidade era o nome da musa, uma prostituta com quem Bororó manteve um caso por vários anos. Criador de outro samba muito sensual, "Curare", ele chegou a tirar a moça daquela vida. Mas ela acabou casando com um médico.

"Ai Que Saudades da Amélia" (Ataulfo Alves e Mário Lago) - Amélia era uma antiga lavadeira da família de Araci de Almeida. Sustentava nove filhos. Almeidinha, irmão da cantora, vivia brincando: "Amélia é que era mulher de verdade". Mário se inspirou e, letra pronta, mostrou-a para Ataulfo. Ao musicá-la, este mudou alguns termos e acresceu dois versos. Mário não gostou.
"Dora" (Dorival Caymmi) - Caymmi estava em Recife, em turnê pelo Nordeste. De repente, um bloco de frevo foi na direção do hotel. Na frente, dançando descalça, estava "uma mulata monumental". Naquela madrugada mesmo, ele começou o samba-canção. Feito no ritmo (e no rigor) "caymmiano", só ficou pronto meses depois.

"Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) - "Asa Branca" era um tema folclórico antigo que Gonzaga aprendera com o pai, sanfoneiro. Como o achava simples demais, nem queria gravá-lo. Foi uma comadre que pediu a ele que o fizesse. Antes, passou-o pelas mãos do parceiro, Teixeira. Incrementada a melodia e introduzidos novos versos, ficou pronta a obra-prima.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.