São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO
Livro inaugura série "Textos do Tempo"
Obra reflete sobre metodologia

CLÁUDIA PAS
da Agência Folha

"Narrativa, Sentido, História", livro que abre a coleção "Textos do Tempo", nasceu de muitas discussões em sala de aula entre o autor -o historiador Ciro Flamarion Cardoso- e seus alunos da Universidade Federal Fluminense.
Cardoso volta a discutir metodologia histórica, mas agora com enfoque na aplicação dos métodos derivados dos estudos literários de Tvzetan Todorov e Lucien Goldmann e da aplicação da semiótica na pesquisa historiográfica.
Cardoso defende o uso da semiótica como instrumento de pesquisa para a história e convida os historiadores a usarem a semiótica de forma pragmática, principalmente como instrumental para a leitura de documentos históricos. Segundo ele, o uso da semiótica reforça a necessidade do rigor na análise de documentos históricos.
A semiótica de que fala Ciro é principalmente a francesa estruturalista, em torno da qual se desenvolveram os trabalhos de Todorov e Goldmann comentados no livro, deixando de lado aquela de Dominique Lacapra, Pierce e Haydn White.
"Textos do Tempo", da editora Papirus, coordenada pelo historiador Jurandir Malerba, PhD em História pela USP e professor da Universidade Estadual do Paraná, está voltada para trabalhos históricos que até hoje tiveram circulação restrita ao universo acadêmico. A coleção deve lançar obras dos historiadores Francisco Carlos Teixeira da Silva, Sonia Regina de Mendonça, Ronald Polito, Renato Pinto Venâncio e do próprio Malerba.

Livro: Narrativa, Sentido, História Autor: Ciro Flamarion Cardoso Lançamento: Papirus Quanto: R$ 20 (271 págs.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.