São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRAGANDO A FESTA
"Wall Street Journal" acerta os vencedores

da Reportagem Local

E o Oscar foi para o "Wall Street Journal". Em sua polêmica edição de fim-de-semana, que circulou na última sexta-feira, o diário financeiro nova-iorquino, baseado em pesquisa realizada com membros da Academia, praticamente "acertou" todos os vencedores dos principais prêmios do Oscar.
O "Journal" havia entrevistado 356 dos 5.607 membros da Academia com poder de voto e publicou os resultados em seu caderno de entretenimento dois dias antes da cerimônia de anteontem, sob fortes protestos de Hollywood.
Na mosca, o jornal cravou certo quatro vencedores: "Beleza Americana", como melhor filme; Sam Mendes ("Beleza Americana"), como melhor diretor; Michael Caine, como melhor ator coadjuvante; e Angelina Jolie, melhor atriz coadjuvante.
Para melhor atriz, a maioria dos votantes havia declarado votar em Hilary Swank, a vencedora da estatueta, embora os mesmos acreditassem que Annette Bening pudesse vencer.
E, para o prêmio de principal ator do cinema versão 2000, o "Wall Street Journal" havia dado um "empate técnico" entre Denzel Washington e Kevin Spacey. E o Oscar foi para o segundo.
Dias antes da ameaça da publicação da pesquisa, os organizadores do Oscar soltaram comunicados contrários à iniciativa do jornal nova-iorquino, alegando "violação à privacidade".
O diário de NY, depois da "entrega" antecipada dos vencedores do maior prêmio do cinema, rebateu as acusações dizendo que a pesquisa era um presente ao leitor em comemoração ao segundo aniversário do caderno "Weekend Journal". (LÚCIO RIBEIRO)


Texto Anterior: Oscar 2000 dá lição de ousadia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.