São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Curitiba rocks
Se existe uma vantagem na disseminação do MP3, é o fortalecimento do underground e a consequente independência de mecanismos tradicionais de distribuição de discos. Que o diga o Beat Dada, projeto curitibano de big beat integrante da cooperativa Zootek (movimento local de música eletrônica; http://listen.to/zootek), que lançou o single "X/Single" pelo FiberOnline -o Beat também está na coletânea "Blip!"-, com participação de Julian Barg, outro membro da Zootek. Ouça em www.uol.com.br/fiberonline/musica/beatdada.htm. Eletrônico, organizado, de qualidade e gratuito -saudável no mínimo.

Da indústria
O site http://www.com é autodenominado "o difusor de música pela Internet". Transmite cerca de 300 mil músicas de estações pré-programadas de mais de 200 estações de rádio, todas com os respectivos direitos autorais pagos devido a um acordo com a Riaa (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA). E isso é alardeado como "vantagem" pelo site, que foi lançado em julho de 99. Há dois anos, o domínio www.com era apenas uma piada, que dizia ser o "começo da Internet, onde tudo começou". Continua risível, entretanto.

Estranho
O Napster, popular shareware de MP3, tinha apenas 30 mil músicas no começo da noite da última quarta, quando o normal é haver aproximadamente 1 milhão nesse horário. Além disso, muitos usuários não conseguiam fazer downloads das músicas. Proibido em 70 universidades norte-americanas e processado pela Riaa, esse "problema" temporário soa bem estranho.
(MARCELO NEGROMONTE)


E-mail: negromonte@uol.com.br


Texto Anterior: Tortoise é para ser ouvido sentado na poltrona
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.