São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romance vai virar filme ainda este ano

da Equipe de Articulistas

"Plata Quemada" vai virar filme pelas mãos do cineasta argentino Marcelo Piseyro, que dirigiu anteriormente os elogiados "Tango Feroz", "Cavalos Selvagens" e "Cinzas do Paraíso".
De acordo com Ricardo Piglia, o filme ainda está em fase de roteirização, e deve ser rodado no segundo semestre.
O escritor não está participando da elaboração do roteiro. "Acho que o romance tem muita ação, mas não sei se é muito cinematográfico. O movimento do narrador, as mudanças de voz, a ação interior, não sei como isso pode ir para a tela."
Piglia tem uma relação frequente e intensa com o cinema. Escreveu junto com Hector Babenco o roteiro no novo filme do diretor, "Um Coração Iluminado", atualmente em fase de finalização.
Fez também o roteiro para o filme de estréia de Fernando Spiner, "La Sonámbula", de ficção científica. "O filme, que deve estrear em breve, é vagamente inspirado num capítulo do meu romance "A Cidade Ausente"', diz o escritor.
"Escrevi também uma adaptação de "El Astillero', de Juan Carlos Onetti, que está em produção. Além disso, Alejandro Agresti fez em 1990 um filme a partir de meu livro 'Homenagem a Roberto Arlt', que se chama 'Luba'."
Sobre o filme de Babenco, Piglia diz ter visto em Nova York um "primeiro corte". "Gostei muitíssimo. Babenco tem uma capacidade incrível de criar imagens. Seu estilo está todo no filme."
Piglia, que retorna a Buenos Aires em maio próximo, pretende retomar então a escrita de seu próximo romance, "Blanco Noturno", que se passa durante a Guerra das Malvinas. (JGC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.