São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JÓIA

MST apresenta peça em assentamento

da Agência Folha, em Porto Alegre

Um grupo teatral formado por atores integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) apresenta a peça "Retorno à Terra", amanhã, no assentamento de Rondinha, em Jóia (434 km de Porto Alegre).
Texto, roteiro, figurino e adaptações musicais foram criados e desenvolvidos pelo próprio grupo durante oficina de teatro que se estendeu por oito meses, com apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura.
O texto narra o drama de pessoas que deixam o campo pela cidade "para semear e colher outros sonhos", mas que se defrontam com a falta de oportunidades.
O grupo teatral Vida em Arte, integrado atualmente por 16 agricultores que trocaram a lavoura pelo palco, surgiu em 1998, no assentamento de Rondinha. De acordo com os coordenadores do espetáculo, o objetivo é "utilizar o teatro como instrumento de reflexão e conscientização da sociedade".

Escolas
O primeiro trabalho do grupo foi apresentado no ano passado. Eram três esquetes, todos apresentando o cotidiano dos sem-terra. A peça percorreu as escolas existentes no assentamento, estendendo-se por toda a região de Jóia.
Após a estréia de amanhã, o espetáculo volta a ser apresentado nas escolas. Para o segundo semestre já está agendada uma apresentação no Encontro Nacional do MST, que vai acontecer em Brasília.
(LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Porto Alegre: Lupicínio Rodrigues ganha bar temático
Próximo Texto: Porto Alegre: Gonçalves mostra os contornos da vida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.