São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO ALEGRE

Lupicínio Rodrigues ganha bar temático

da Agência Folha, em Porto Alegre

O compositor Lupicínio Rodrigues conta agora com um bar temático -inspirado nos redutos europeus que homenageiam seus artistas. O proprietário é Lupicínio Rodrigues Filho, o "Lupinho".
Compositor do Hino do Grêmio ("Até a pé nós iremos..."), conhecido como o mestre da dor de cotovelo, "Lupi" é uma das referências culturais de Porto Alegre, ao lado de Erico Verissimo, Elis Regina e Mário Quintana.
Durante a festa de inauguração, a estrela foi Jamelão, 86 -tido como o principal intérprete do músico gaúcho. O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), apareceu de surpresa para cantar "Judiaria".
O nome do bar faz referência a uma música de Lupicínio, "Se Acaso Você Chegasse". No seu interior, várias peças lembram o compositor: cada uma das cem mesas tem o nome de alguma de suas músicas, o palco se chama "Felicidade"; o banheiro feminino, "Maria Rosa"; o masculino, "Esses Moços".
Até um museu foi colocado no mezanino do bar, com objetos pessoais de "Lupi". Para escolher determinada música do compositor e ouvi-la na hora, basta o cliente ir até uma espécie de cabine telefônica e pedir uma de suas 40 composições.
"Se Acaso Você Chegasse" fica na avenida Venâncio Aires, zona leste de Porto Alegre.
A primeira-dama gaúcha, Judite Dutra, disse que Olívio era muito ciumento, o que levou as músicas de "Lupi" a terem sido uma espécie de trilha sonora no namoro dos dois. (LG)


Texto Anterior: Pelo Brasil / Amazonas: Manaus vê "Il Guarany" original e completo
Próximo Texto: Jóia: MST apresenta peça em assentamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.