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POPLOAD
O Serge e a Charlize
LÚCIO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES
Um outdoor na saída do LAX,
o aeroporto angelino, quebra o clima sisudo para quem
quer fugir daquela área feia de hotéis e aluguéis de carro o mais rápido possível para chegar a uma
praia qualquer. O cartaz mostra o
astro extracool francês Serge
Gainsbourg e sua musa, Jane Birkin, num fundo preto.
É a capa do CD "Monsieur
Gainsbourg Revisited", uma homenagem inglesa ao cantor, compositor, ator, autor e agitador
francês, que saiu na França em
março, mas chega às lojas agora
em maio nos Estados Unidos. No
Reino Unido, já é segunda-feira
próxima. Não há notícias do lançamento do disco no Brasil, não é,
Universal?
O CD é um modo anglo-americano (no caso, de artistas da língua inglesa) de mastigar a atmosfera chic-cabaré francesa das músicas de Gainsbourg e devolvê-las
em forma de rock ou eletrônica
soft para inglês ver (ouvir).
E, por mais obsceno que isso
possa parecer para o "obsceno"
Gainsbourg, o resultado ficou
bom de lascar.
"Je T'Aime Moi Non Plus"
O novo rock britânico, nomes
do indie americano, artistas de estirpe como Jarvis Cocker (ex-Pulp) e Michael Stipe (R.E.M.) e
Tricky, entre vários outros, prestam essa homenagem musical
que vem para lembrar os 15 anos
da morte do homem que botou
Catherine Deneuve, Brigitte Bardot e Isabelle Adjani (entre outras) para cantar (sim, a frase tem
algo de obscena).
O grupo escocês de alma francesa e nome alemão Franz Ferdinand traz a senhorinha Birkin como convidada especial em "Sorry
Angel", que virou "A Song for
Sorry Angel". A doce Cat Power
faz duelo "lesbo chique" com a
modelo Karen Elson (que casou
com Jack White na Amazônia) na
mais-que-famosa "Je T'Aime Moi
Non Plus", anglotravestida como
"I Love You (Me Either)".
A sussurrada "Je T'Aime Moi
Non Plus" foi a primeira canção
de língua não-inglesa a cravar o
número um nas paradas britânicas, apesar de ser proibida na
BBC, excomungada pelo Vaticano e por, quase acima de tudo,
ser... uma música francesa.
Pelos idos de 1970, a frase "Eu
vou eu volto, por entre seus rins"
causou. Com Cat Power/Karen
Elson virou algo menos, hum,
"explícito": "Eu vou e volto por
entre você".
O fantástico grupo de moleques
The Rakes, de Londres, está no
disco. Assim como a dupla The
Kills. Mas o toque mais "Gainsbourg" do disco vem das versões
de Jarvis Cocker e do assombroso
(nos dois sentidos) Portishead,
que finalmente reaparece ao pop
com algo "novo".
6-6-6
O "Los Angeles Times" soltou
uma matéria sobre o impacto da
chegada "apocalíptica" do 6 de junho de 2006, data do mal, no
mundo pop. Na terça 6 de junho,
e não numa sexta, estréia o remake de "The Omen" ("A Profecia"),
com Julia Stiles e Mia Farrow, na
reformulação do clássico de horror de 1976.
Como o diabo é o pai do rock,
em disco sai "Strummin" with the
Devil", do figuraça David Lee
Roth (ex-Van Halen), e "The
Stench of Redemptino", da banda
de death metal Deicide, que prega
o sacrifício animal.
Charlize, que saudade!
Popload também é bobagem.
Sabe aquelas horas que você está
ouvindo uma música gringa, não
entende a letra, mas acha as palavras parecidas com alguma frase
desconexa em português?
Vá ao site http://cognatas.
dromma.org, veja, ouça, chore de
rir e, se você se lembrar de alguma, contribua mandando um trecho da música em MP3.
Lá tem o Clash cantando "Charlize, que saudadeeeees" no refrão
de "Rock the Casbah". Ou o Billy
Idol mandando "Feche os olhos e
aaaaaaaah, vai enxugar o peixe",
em "Eyes without a Face".
O Nirvana berrando "Ah, não,
os avião..." na canção "All Apologies" e o espetacular achado em
música da banda indie nova-iorquina Yeah Yeah Yeahs: "Eu fissurada, eu fiz suruba, eu fissurada, eu fiz suruba. Uêi, au. Ei, menino, onde o índio sai, cuspiu,
quem quer que tome".
New Order
Eu sei, essa história é velha. Mas
o New Order está confirmado para shows no Brasil em novembro,
espetáculos sob a responsabilidade da CIE.
@ - lucio@uol.com.br
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