UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SBT é que tem de explicar diferença"

Divulgação
Os aparelhos do Ibope e do Datanexus (no alto)


DA REDAÇÃO

Diretor do Ibope Mídia, Flávio Ferrari diz ser "difícil avaliar [os números do Datanexus] sem ter detalhes da tecnologia e metodologia usadas". Afirma que "é até precoce qualquer análise" sobre dados de um período de apenas 15 dias. "Mais para a frente dá para ver isso com mais tranquilidade", diz.
Ferrari afirma não se incomodar com as diferenças de audiência para a TV Globo nos dois institutos -maior no Ibope do que no Datanexus. "Nosso serviço tem 30 anos, é reconhecido internacionalmente e auditado. Estou convicto de que temos qualidade e que nossos números representam a realidade. O SBT é quem tem de explicar a diferença. O Ibope todo mundo já sabe como funciona. O Datanexus, não", afirma.
O Ibope, segundo Ferrari, mede a audiência a partir de cerca de 1.500 aparelhos instalados em 750 domicílios na Grande São Paulo. Estes identificam os telespectadores da casa e o canal identificado e enviam a informação, por radiofrequência, para uma central de processamento de dados.
No Datanexus -que ainda não é auditado-, segundo Carlos Novaes, seu presidente, a audiência é coletada em 250 aparelhos instalados em 232 domicílios. O aparelho funciona como um controle remoto. Envia as informações (quem é o telespectador e qual o canal para uma central via telefonia celular).
Para Ferrari, do Ibope, a amostra de 250 aparelhos é significativa e confiável para a coleta de audiência por pontos domiciliares por emissora, mas ineficaz para o estudo de comportamentos de determinados públicos (por sexo e faixa etária por exemplo).
O diretor do Ibope contesta a informação de que o Datanexus teria margem de erro de apenas 1%. "O cálculo da margem de erro é complicado, seja para 250 ou 750 domicílios. Varia de programa, horário e composição da audiência. Tem de ser feito caso a caso", afirma.
Procurada pela reportagem da Folha, a Central Globo de Comunicação se disse impossibilitada de comentar os dados do Datanexus "por desconhecer os métodos, procedimentos e amostras utilizadas na pesquisa" do instituto financiado pelo SBT.

Texto Anterior: SBT já investiu R$ 4 milhões em projeto
Próximo Texto: Impasse cancela novo medidor de audiência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.