UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE BONECOS

Belo Horizonte acolhe bonequeiros de palco e de rua

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte chega à 4ª edição, de hoje a 8 de junho, com orçamento apertado (cerca de R$ 300 mil), fenômeno que se repete em similares pelo país, mas colhe a formação de público e o surgimento de companhias locais de bonequeiros.
A avaliação é do coordenador Lelo Silva, 36, ele também um artista do ofício, ligado ao Centro de Produção Cultural Catibrum Teatro de Bonecos. Silva assina a curadoria com Adriana Focas.
O coordenador dá exemplos da consolidação do festival. Houve 150 inscrições para as 30 vagas oferecidas para uma oficina de iluminação com a companhia espanhola La Cònica/Lacònica. Não há mais ingressos para espetáculos como o do grupo norte-americano David Syrotiak's, "In Concert".
Ao todo, Belo Horizonte vai acompanhar 14 companhias de palco e de rua, sete delas internacionais, vindas de Argentina, Espanha (duas), EUA, Holanda, Hungria e Reino Unido; e sete brasileiras, três mineiras.
Entre os bonequeiros internacionais, estão o britânico Green Ginger, com "Bambi", que também passou pelo Festival Internacional de Londrina (PR); o grupo húngaro Mikropòdium, com "Stop" e "Con Anima"; e o holandês Stuffed Puppet ("Re: Frankenstein").


4º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS DE BELO HORIZONTE. Quando: de hoje a 8/6. Quanto: R$ 10. Informações: tel. 0/xx/31/3226-8595. Na internet: www.festivaldebonecos.com.br. Patrocinadores: Telemig Celular, RM Sistemas, MSA Tecnologia da Informação e Prodemge.


Texto Anterior: Teatro: Encontro projeta futuro da cena atual
Próximo Texto: Audiovisual: Cinema do Mercosul invade SC
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.