São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"NUIT BLANCHE"

Vive la Fête supera a pose do electro

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Foi divertido enquanto durou. O povo moderno brincou de ser glamouroso e se entupiu de champanhe até perceber que tinha algo errado nessa brincadeira. A badalação em torno do electro já era. Mas e o que realmente importa, a música, ela resiste?
Após as apresentações controversas de Miss Kittin e Fischerspooner no Brasil, seria natural torcer o nariz para grupos como o belga Vive la Fête, que tem seu mais recente álbum, "Nuit Blanche", lançado por aqui. Num esforço de entrar na onda (marola, digamos), a gravadora promete lançar outros CDs da dupla. Vale dar mais uma chance -à música.
Não que aqui você vá encontrar algo muito diferente daquelas batidas eletrônicas que ressuscitaram diretamente do caidaço tecnopop dos anos 80 como a coisa mais genial do mundo. Clássicos que embalaram pistas daquele tempo, como "The Model" (Kraftwerk) ou "Cars" (Gary Numan), emprestam melodias para as faixas "Nuit Blanche" e "Ja Loux", mas isso não chega a comprometer. É no ato de dar nova maquiagem a idéias do passado que a dupla se destaca.
Cantando em francês, a vocalista Els Pynoo busca referências na linha brega/sexy/cool de Brigitte Bardot e Jane Birkin, enquanto o namorado, Danny Mommens (do dEUS), capricha nos climões às vezes sombrios, tão caros ao imaginário da eletrônica belga. Talvez nem eles tenham se dado conta, mas a melhor coisa do álbum é uma faixa escondida, menos eletrônica, mais power pop.
Ah, sim. Eles se vestem bem, são queridinhos das páginas de revistas de moda, das passarelas e foram apadrinhados por Karl Lagerfeld, da Chanel. Mas isso você pode deixar de lado.


Nuit Blanche
   
Artista: Vive la Fête!
Gravadora: ST2 Records
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Música eletrônica: Clube implanta reconhecimento digital
Próximo Texto: Música: João Augusto rema contra maré da crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.