São Paulo, Sexta-feira, 28 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funarte expõe obras de quatro latinos

free-lance para a Folha

As obras dos peruanos Sérgio Urdayo e Daniel Pajuelo, do brasileiro Patrick Pardini e do chileno Marcelo Salinas estão na Funarte-SP -que tem ainda a coletiva de Belém, "Ruídos entre Imagens"- no Mês Internacional da Fotografia.
A Copa do Mundo de futebol, realizada no ano passado na França, volta a ser notícia na visão descontraída de Pardini.
Nesse ensaio, captou a apropriação do espaço urbano francês durante o torneio, registrando os sinais de transformação da paisagem, com a invasão dos torcedores nas ruas e nas praças.
O fotojornalista Salinas desenvolve pesquisas centradas na representação da imagem, produzindo manipulações em diferentes possibilidades de suporte. Sua idéia é que uma única foto pode ser transformada indefinidamente.
Na coletiva de Belém, um dos destaques é Cláudia Leão, que pesquisa a durabilidade da imagem e a fragilidade feminina.
Em sua obra, os rostos das mulheres aparecem por trás de desgastados espelhos de cristais. O observador é convidado a penetrar em um jogo de imagens e reflexos de espelhos.
Urdayo trabalha no jornal "El Comercio", do Peru, e está apresentando montagens de grandes formatos, de 4 m por 2 m, com várias fotos, contestando as informações que são veiculadas no cotidiano dos jornais.
Pajuelo também é fotojornalista e faz um mix fotográfico entre a violência urbana e a festa religiosa da Semana Santa.
O Museu da Imagem e do Som traz a coletânea "Minas: minas", com obras de fotógrafos mineiros contemporâneos e peças documentais históricas, como a foto panorâmica de 180 graus, de 1908.
Quem vai ao MIS pode aproveitar para ver a mostra da canadense Marik Boudreau, que aborda questões urbanas. (AMG)

Exposições: Patrick Pardini, Marcelo Salinas, Daniel Pajuelo, Sergio Urdayo e Ruídos entre Imagens Quando: seg. a sex., das 9h às 21h; sáb e dom., das 17h às 23h; até 13/6 Onde: Funarte (al. Nothman, 1.058, Centro, tel. 011/862-5177) Quanto: entrada franca

Exposição: Minas: minas Quando: ter. a dom., das 14h às 22h; até 18/7 Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 011/881-4417) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: João Musa mostra suas viagens urbanas
Próximo Texto: Noite Ilustrada - Erika Palomino: Tô passada! Será que ela vem?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.