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TEMPORADA DE DESFILES
Brasil vira tendência na moda do MorumbiFashion de verão
Evelson de Freitas/Folha Imagem
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A modelo Tatiana Rossi veste look da M.Officer, que tem styling da inglesa Isabella Blow |
Evento transforma Carmen Miranda, cores exuberantes e frutas em vocabulário fashion; moda praia e modelos chamam atenção da mídia internacional
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ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA
"Viva a Banda da-da/Carmen
Miranda da-da-da-da." Os versos
de Caetano Veloso em "Tropicália" bem que poderiam servir de
slogan para esta nona edição do
MorumbiFashion Brasil, que começa hoje em São Paulo. O evento
traz até o dia 4 de julho as coleções
para a primavera-verão 2000/2001
em 23 desfiles no MorumbiShopping (zona sul da cidade), somente para convidados. Custa R$ 3,6
milhões, em sua maior edição até
agora, e tem o maior número de
jornalistas estrangeiros presentes.
Estimulado pela euforia internacional acerca da moda brasileira, de suas modelos e seus estilistas em ascensão no Planeta Fashion, o evento e seus participantes
vêm desta vez imbuídos de nacionalismo. O Brasil vira tendência,
desdobrado em estampas, cores,
cenografia, música e sensualidade. Nacionalismo fashion, então.
"Assumi de vez a brasilidade.
Este ano nem viajei para o exterior para não sofrer nenhum tipo
de influência, embora nunca siga
tendências. O que ficou foi o mais
simples, mais brasileiro e artesanal, como "nozinhos de rede", crochê, bordados, texturas de renda
de bilro, pontos-cruz e sianinhas", diz o estilista Davi Azulay,
da marca de biquínis carioca Blue
Man, que participa do dia dedicado à moda praia, novidade no
evento. A passarela é preta e branca, remetendo ao calçadão de Copacabana.
Na Rosa Chá, outra marca de
moda praia, a inspiração é Carmen Miranda. "O estilo é tropical-chic", diz o stylist da marca, Giovanni Frasson. Na coleção, os listrados coloridos são tiras de tecido costuradas que fazem menção
a vários dos vestidos da cantora. A
trilha, desenvolvida pelo DJ de
drum'n'bass Xerxes, tem muita
música brasileira, o que deverá
ser uma característica de muitos
desfiles no evento.
Carmen Miranda também é a
inspiração de Tufi Duek na Forum. As frutas (cajus, carambolas,
bananas) e os brilhos típicos da
estrela são o ponto forte da sensual coleção, que brinca com as
décadas de 40 e 80.
A Iódice também se lembra dos
anos 40 no Brasil. "Estou fazendo
uma releitura do Brasil de 1940 a
2000. Pensei em aproveitar esse
momento de valorização da sensualidade da mulher brasileira e
criei uma coleção com muitas cores fortes, decotes generosos e
muitos babados", diz o estilista e
empresário Valdemar Iódice.
"As pessoas estão cada vez mais
querendo saber sobre nossa cultura. Influenciado por esse interesse estrangeiro, redescobri o
Brasil fora do futebol e do Carnaval", diz Iódice, que pensou também na Gabriela de Jorge Amado.
Já a estilista Márcia Gimenez, da
Equilíbrio, pegou "a alegria do
povo brasileiro", retratada em estampas coloridas e exuberantes.
"Essa coisa de brasilidade é
meio chata, meio esgotada. Sou
um brasileiro que faz roupas. É
óbvio que isso vai estar impresso
em minhas criações", rebate o estilista Fause Haten, uma das principais expectativas do evento, ele
que atraiu a atenção da mídia internacional ao desfilar ano passado em Los Angeles e em fevereiro
em Nova York.
"Algo curioso que aconteceu
nos Estados Unidos em relação ao
meu estilo foi que eles começaram a ver coisas em minhas coleções que eu nunca havia percebido. Por exemplo, falam que minha roupa é bem colorida e sensual, algo que nunca dizem aqui",
afirma Haten.
"Não vejo perigo em uma certa
carnavalização da moda brasileira, pelo menos no meu trabalho.
Faço roupas para agradar às minhas clientes, não à crítica, nacional ou estrangeira. O que ocorre é
que, após o minimalismo e a estética das modelos muito magras, o
que tinha de vir era o oposto. E o
Brasil é ligado à alegria. A referência estrangeira é essa: Carnaval e
futebol. Algo folclórico", pondera
Haten. Ele participa também do
novo dia de moda masculina no
MorumbiFashion.
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