São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPORADA DE DESFILES
Brasil vira tendência na moda do MorumbiFashion de verão

Evelson de Freitas/Folha Imagem
A modelo Tatiana Rossi veste look da M.Officer, que tem styling da inglesa Isabella Blow



Evento transforma Carmen Miranda, cores exuberantes e frutas em vocabulário fashion; moda praia e modelos chamam atenção da mídia internacional


ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA


"Viva a Banda da-da/Carmen Miranda da-da-da-da." Os versos de Caetano Veloso em "Tropicália" bem que poderiam servir de slogan para esta nona edição do MorumbiFashion Brasil, que começa hoje em São Paulo. O evento traz até o dia 4 de julho as coleções para a primavera-verão 2000/2001 em 23 desfiles no MorumbiShopping (zona sul da cidade), somente para convidados. Custa R$ 3,6 milhões, em sua maior edição até agora, e tem o maior número de jornalistas estrangeiros presentes.
Estimulado pela euforia internacional acerca da moda brasileira, de suas modelos e seus estilistas em ascensão no Planeta Fashion, o evento e seus participantes vêm desta vez imbuídos de nacionalismo. O Brasil vira tendência, desdobrado em estampas, cores, cenografia, música e sensualidade. Nacionalismo fashion, então.
"Assumi de vez a brasilidade. Este ano nem viajei para o exterior para não sofrer nenhum tipo de influência, embora nunca siga tendências. O que ficou foi o mais simples, mais brasileiro e artesanal, como "nozinhos de rede", crochê, bordados, texturas de renda de bilro, pontos-cruz e sianinhas", diz o estilista Davi Azulay, da marca de biquínis carioca Blue Man, que participa do dia dedicado à moda praia, novidade no evento. A passarela é preta e branca, remetendo ao calçadão de Copacabana.
Na Rosa Chá, outra marca de moda praia, a inspiração é Carmen Miranda. "O estilo é tropical-chic", diz o stylist da marca, Giovanni Frasson. Na coleção, os listrados coloridos são tiras de tecido costuradas que fazem menção a vários dos vestidos da cantora. A trilha, desenvolvida pelo DJ de drum'n'bass Xerxes, tem muita música brasileira, o que deverá ser uma característica de muitos desfiles no evento.
Carmen Miranda também é a inspiração de Tufi Duek na Forum. As frutas (cajus, carambolas, bananas) e os brilhos típicos da estrela são o ponto forte da sensual coleção, que brinca com as décadas de 40 e 80.
A Iódice também se lembra dos anos 40 no Brasil. "Estou fazendo uma releitura do Brasil de 1940 a 2000. Pensei em aproveitar esse momento de valorização da sensualidade da mulher brasileira e criei uma coleção com muitas cores fortes, decotes generosos e muitos babados", diz o estilista e empresário Valdemar Iódice.
"As pessoas estão cada vez mais querendo saber sobre nossa cultura. Influenciado por esse interesse estrangeiro, redescobri o Brasil fora do futebol e do Carnaval", diz Iódice, que pensou também na Gabriela de Jorge Amado.
Já a estilista Márcia Gimenez, da Equilíbrio, pegou "a alegria do povo brasileiro", retratada em estampas coloridas e exuberantes.
"Essa coisa de brasilidade é meio chata, meio esgotada. Sou um brasileiro que faz roupas. É óbvio que isso vai estar impresso em minhas criações", rebate o estilista Fause Haten, uma das principais expectativas do evento, ele que atraiu a atenção da mídia internacional ao desfilar ano passado em Los Angeles e em fevereiro em Nova York.
"Algo curioso que aconteceu nos Estados Unidos em relação ao meu estilo foi que eles começaram a ver coisas em minhas coleções que eu nunca havia percebido. Por exemplo, falam que minha roupa é bem colorida e sensual, algo que nunca dizem aqui", afirma Haten.
"Não vejo perigo em uma certa carnavalização da moda brasileira, pelo menos no meu trabalho. Faço roupas para agradar às minhas clientes, não à crítica, nacional ou estrangeira. O que ocorre é que, após o minimalismo e a estética das modelos muito magras, o que tinha de vir era o oposto. E o Brasil é ligado à alegria. A referência estrangeira é essa: Carnaval e futebol. Algo folclórico", pondera Haten. Ele participa também do novo dia de moda masculina no MorumbiFashion.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Desfile tem toques de Brown e Campana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.