UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Férias Frustradas
SBT, 15h15.
  
(National Lampoon's Vacation). EUA, 83, 105 min. Direção: Harold Ramis. Com Chevy Chase, Beverly D'Angelo. Chevy Chase, espécie de versão em carne e osso do abobalhado Homer Simpson, é o paizão que resolve tirar férias com a família e só encontra confusões pela frente, quando erra o destino da viagem. Teve três continuações em que mudava-se, basicamente, o destino da viagem: Europa, Las Vegas, férias de Natal. Chase consegue ser o comediante menos pândego de todos os tempos.

O Retorno da Família Addams
Globo, 15h50.
  
(Addams Family Reunion). EUA, 98. Direção: Dave Payne/Bruce Mccarthy. Com Daryl Hannah, Kevin McCarthy. Quando Gomez e Morticia descobrem que seus avós estão com uma rara doença, que os torna "normais", eles irão promover uma reunião com toda a família para tentar achar uma cura. A série televisiva rendeu uma boa refilmagem em 1991, com Raul Julia, Anjelica Huston e Cristina Ricci. Neste "retorno", feito diretamente para o vídeo, muda-se o time de atores, o que prejudica uma identificação mais imediata com a história.

Soldado Universal 2
Record, 20h50.
 
(Universal Soldier 2). EUA, 98, 92 min. Direção: Jeff Woolnough. Com Mat Bataglia, Andrew Jackson. Repórter descobre a verdade por trás da criação dos tais soldados universais. Os responsáveis pelo programa tentarão silenciar a moça. O filme original tinha Jean-Claude Van Damme -o que não melhorava a situação-; a continuação foi feita direto para a TV, sem a participação de nenhum "astro".

Sem Sentido
Globo, 22h20.
  
(Senseless). EUA, 98, 93 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Marlon Wayans, David Spade. Comédia sobre um estudante negro de economia que, para vencer uma competição, serve de cobaia para uma experiência que promete ampliar-lhe os sentidos. O que falta mesmo é ampliar a graça da história.

Intercine
Globo, 2h10.

Abre a semana o preferido do público entre o suspense "O Homem que Sabia Demais" (56, de Alfred Hitchcock, com James Stewart, Doris Day) e a comédia "Roxanne" (87, de Fred Schepisi, com Steve Martin, Daryl Hannah). (BYS)

Vidas dentro de outras vidas

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

O inimigo, ou vilão, é o sujeito que usará as artimanhas mais escusas para atrapalhar os planos do herói. "Os Amantes do Círculo Polar" (Telecine Emotion, 21h45) aparentemente não tem vilões. Ou melhor, não há aqui personagens para representá-los.
Estamos diante do mais poderoso antagonista: o destino. Ele não tem forma, arma batalhas em que será sempre o vencedor e esnoba a todos com sua misteriosa sabedoria. Os inimigos, concretos, nada mais são do que a encarnação dessas forças.
Entregues à predestinação e às coincidências (pergunta-se o tempo todo se elas existem), os protagonistas Ana e Otto irão viver dentro de um círculo que teima em não se completar. E o tal do inimigo, o destino, mostra sua cara mais conhecida: a ambiguidade.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.