São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Festival de Veneza anuncia lista com 21 competidores

DA REPORTAGEM LOCAL

O 63º Festival de Cinema de Veneza anunciou ontem os filmes de sua competição, que começa em 30 de agosto e vai até 9 de setembro. São 21 longas de grandes nomes do mainstream, como Brian de Palma e Stephen Frears, e também de independentes como o italiano Gianni Amelio e o tailandês Apichatpong Weerasethakul.
Não há brasileiros na mostra principal, mas o novo projeto de Karim Aïnouz ("Madame Satã") participa da paralela Horizontes, que também premia um vencedor. "O Céu de Suely" fala sobre uma jovem que volta para o interior do Ceará com seu filho recém-nascido à procura do marido.
"Nunca estive em Veneza, [o convite] foi uma ótima surpresa para meu segundo filme. Acho que "O Céu", como um projeto pequeno e delicado, está no lugar certo, que é fora da competição principal, que apresenta trabalhos com grandes estrelas", diz o diretor.
"Esta é uma obra mais autoral, em que quis experimentar coisas. Acho que é romântico começar a carreira de um filme em Veneza", conta o cineasta, de Portugal, onde termina de fazer a mixagem do filme. "Vai ficar pronto em cima da hora, quentinho para o festival."
Na Horizonte, ainda estão "Koorogi", do japonês Aoyama Shinji, e os americanos "The Hottest State", de Ethan Hawke, e "When the Levees Broke", de Spike Lee.
Já haviam sido anunciadas as exibições fora de competição de títulos como "A Flauta Mágica", de Kenneth Branagh, "As Torres Gêmeas", de Oliver Stone, "Inland Empire", de David Lynch, e "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira.
A mostra ainda homenageia o cinemanovista Joaquim Pedro de Andrade, com 14 trabalhos, entre longas e curtas; a história do cinema russo, com 18 filmes das décadas de 30 a 70; e o cinema italiano, com produções de Luchino Visconti, Roberto Rossellini e Mario Soldati.


Texto Anterior: CIE pediu incentivo de R$ 22,3 mi a Cirque du Soleil
Próximo Texto: Os escolhidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.