São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Tomie Ohtake ganha beijocas do neto Rodrigo, na festa para o arquiteto Ruy, no Galpão Design; era uma exposição de objetos, mas teve até "pique-pique" com bolo


Arco-íris

O amor é cego mesmo? Ao estudar a influência da cor da pele na escolha de parceiros no Brasil, percebe-se que nem tanto. Nada menos do que 80% das uniões acontecem entre pessoas da mesma cor. Se o fato de ser branco, pardo ou negro não influísse, o percentual seria de apenas 47%.

Brancos têm a maior taxa de endogamia (união no mesmo grupo): 85%, contra 72% dos pardos e 60% dos negros. O fato de a população negra ser menor explica parte da diferença.

No Sul, 87% das uniões são endogâmicas, contra 80% do Sudeste, 73% do Nordeste, 67% do Norte e 67% do Centro-Oeste. De novo, uma explicação possível seria a diferença de tamanho das populações. Quando isso é matematicamente consertado, no entanto, a diferença permanece grande.

Os dados são de José Luiz Petruccelli, do IBGE. Ele acredita que a discriminação se mantém intacta no Brasil. O mito da democracia racial, portanto, é isso mesmo: um mito.

ARCO-ÍRIS 2
Na maioria das uniões exogâmicas, a mulher é a parte clara do casal. Mulheres brancas têm vantagem no mercado matrimonial -59% são casadas, contra 55% das pardas e 48% das negras. Entre homens, essas diferenças são menores.

No Sudeste, as negras aparecem com o menor percentual de casadas -só 47% delas têm um companheiro. No Norte, 56% das negras são casadas.

XADREZ
O banco Sudameris está mexendo em uma peça fundamental de sua cúpula. Sebastião Cunha, superintendente de negócios do banco, deixa o cargo para assumir a diretoria do Sudameris Private Bank para a América Latina, em Miami.

Cunha é bamba em varejo. O mercado está atento para um possível redirecionamento dos negócios do banco.

EM BRANCO
Jorge Yunes, o empresário que emprestou R$ 800 mil ao prefeito Celso Pitta por pura amizade, agora quer distância da eleição municipal. Em Paris, Yunes deve justificar o voto.

ADEUS
Moacyr Góes deixou a direção da novela "Laços de Família". Nos bastidores da novela, o desentendimento com o diretor-geral Ricardo Waddington é apontado como a causa do afastamento de Góes.

A versão oficial da Globo é a de que Góes está em férias.

VIGILANTES DO PESO
Depois de perder a chance de sair na capa da revista "Boa Forma", a gaúcha Pipa, uma das finalistas de "No Limite", descobriu que também vai ficar fora da edição de outubro da "Vip". Os quilinhos extras ressaltaram o ponto fraco de Pipa, uma cruz carregada por milhares de mulheres: a barriguinha flácida.

A "Vip" ainda estuda a possibilidade de publicar as fotos em novembro, quando terá mais tempo para melhorá-las no computador ou até refazê-las.

NA CASA DELES
Andrucha Waddington, diretor de "Eu Tu Eles", está na Alemanha. Ele concorre hoje no Festival de Cinema de Hamburgo, na categoria "promising director".

É mais que franco favorito.

DRAMA!
Astrid Fontenelle e Antonio Salomão fecharam contrato com a Band. Vão apresentar o "TV Babado", um quadro diário de 30 minutos sobre os bastidores da televisão.

REPAROS
O cirurgião plástico Farid Hakme, junto com outros colegas, está fazendo mutirão para operar 130 mulheres que foram deformadas por um falso médico que atendia em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

CHEIA DE AMOR
Luciana Gimenez não quer só o dinheiro de Mick Jagger - agora quer o próprio. Depois de ter sido fotografada com o roqueiro e o bebê dos dois, o fofíssimo Lucas, a brasileira saiu falando aos jornais ingleses que ama Mick. "Ele é charmoso, doce, apaixonante."

Apontada como uma das razões da separação de Mick e Jerry Hall, ela apimentou: "Estamos solteiros. O que acontecer entre nós será legítimo".

CURTO-CIRCUITO

Thereza Collor desembarca hoje em São Paulo para comemorar seu aniversário. Depois de uma viagem por Lima, Cuzco e La Paz com o namorado, Gustavo Helbreich, ela participa hoje da inauguração da exposição do ateliê de jóias Renata Chagas, onde é aluna.

O Espaço MAM Higienópolis inaugura hoje exposição com os trabalhos de Luciano Mariussi e Paulo D'Alessandro.

Quadros de Wanderléa, Tony Bellotto, Aracy Balabanian, Malu Mader, Paulo Autran e Eva Wilma serão leiloados em benefício da Casa do Zezinho. O evento será dia 9, no hotel Inter-Continental de São Paulo.

A atriz e autora Cristina Mutarelli participou do 6º Encontro de Teatro e Literatura Feminina, organizado pela Embaixada do Brasil em Roma, com a apresentação de "Pai", que está em cartaz no teatro Augusta, com Bete Coelho.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Cinco diretrizes para a Cultura
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Aurora de risco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.