São Paulo, segunda, 28 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
Bandeirantes, 13h50.
(Emily Brontë's Wuthering Heights). EUA, 1992, 95 min. Direção: Peter Kosminsky. Com Juliette Binoche, Ralph Fiennes, Janet McTeer. A clássica história de amor impossível de Emily Brontë, com Binoche no papel de Cathy e Fiennes como o rejeitado Heathcliff. A história é delirante, fantástica (como gênero), romanticíssima e, vamos convir, a versão anos 30 de William Wyler é mais forte.

UM SALTO PARA A FELICIDADE
Globo, 15h25.
(Overboard). EUA, 1987, 112 min. Direção: Garry Marshall. Com Goldie Hawn, Kurt Russell. Variação mais pobre e infeliz de "Aconteceu Naquela Noite". Herdeira cai de um barco e perde a memória. É amparada por uma família de picaretas. Numa tarde sem atrações, Goldie Hawn garante o mínimo, embora Kurt Russell e Garry Marshall não ajudem grande coisa.

SOLDIER BOYZ
Globo, 22h25.
(Soldier Boyz). EUA, 1995. Direção: Louis Mourneau. Com Michael Dudikoff, Cedrick Terrell. Grupo de delinquentes é enviado ao Vietnã, sob a liderança de Dudikoff, a fim de libertar a filha de um empresário, sequestrada por terroristas interessados em criar incidente diplomático. Um pouco de "Rambo", um tanto de "Os Doze Condenados" e pau na máquina. Não podemos esperar muito disso. Inédito.

QUADRILHA DA FRONTEIRA
CNT/Gazeta, 0h40.
(Bad Man's River). Itália/Espanha, 1972, 89 min. Direção: Gene Martin. Com Lee Van Cleef, James Mason, Gina Lollobrigida. Quadrilha que age na fronteira do Texas muda de rumo, é cooptada pela Revolução Mexicana e passa a combater o exército regular. Elenco bem melhor que o filme.

INTERCINE
Globo, 0h55.
A semana começa hesitando entre "A Rosa Negra do Harlem" (1995, de Fred Gallo, com Nick Cassavetes, Cinda Williams) e "007 contra o Homem da Pistola de Ouro" (Inglaterra, 1974, de Guy Hamilton, com Roger Moore, Chistopher Lee). Como de costume, ao longo de toda a semana o primeiro filme proposto pela emissora será inédito; o segundo, reprise.

ALMA TORTURADA
Globo, 2h55.
(This Gun for Hire). EUA, 1990, 89 min. Direção: Lou Antonio. Com Robert Wagner, Nancy Everhard, Frederic Lehne. Adaptação de romance de Graham Greene (filmado antes duas vezes, em 1942 e 1957) sobre pistoleiro de aluguel que só após ter executado seu serviço descobre ter matado um figurão da política. Daí por diante, ele terá de fugir e, ao mesmo tempo, tentar descobrir quem lhe preparou a ursada.

TV PAGA

As ilusões da esquerda

da Redação

O título 'À Grande Ilusão" parece dar sorte. Serviu para o filme de Renoir. Serviu também para o de Robert Rossen que o Cinemax apresenta hoje (à 0h45). São bem diferentes entre si, embora ambos produtos de homens de esquerda. O de Rossen trata da ascensão de um político idealista (Broderick Crawford), e de seu envolvimento com a malha de corrupção do poder. Como estamos em vésperas de eleições, é no mínimo um programa oportuno (para eleitores e candidatos). O melhor Rossen viria nos anos, com "Desafio à Corrupção" e "Lilith", mas 'À Grande Ilusão" é um desses filmes políticos animadores, seja pela feitura, seja pela capacidade de detectar os perigos da política. (IA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.