São Paulo, segunda, 28 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Há 90 anos morreu o escritor
ABL homenageia Machado de Assis

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

Os 90 anos da morte do escritor Machado de Assis (1839-1908) serão lembrados hoje e quinta-feira na Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição que ele fundou e da qual foi o primeiro presidente, em 1897.
Hoje acontecerá a "Maratona Machado de Assis", em que um grupo de atores fará leituras de textos do autor.
Já na quinta-feira, dia do tradicional chá da academia, haverá uma sessão solene, durante a qual o acadêmico Josué Montello fará uma homenagem ao fundador da casa.
A "maratona" de leitura começa às 17h. A ABL selecionou alguns contos do escritor e uma peça curta para o evento.
Os contos selecionados são "Uns Braços", "Noite de Almirante", "O Relógio de Ouro", "Um Apólogo" e "Uma Senhora".
A peça curta é "Antes da Missa". O texto, que tem duração de cerca de dez minutos, será encenado pelas atrizes Cássia Kiss e Esther Jablonsky.
Os contos serão lidos pelos atores Ernesto Piccolo, Heitor Martinez, Marcia Duvalle, Claudio Mendes e Henri Pagnoncelli.
Um poema escrito por Machado de Assis, "Coração Triste", musicado pelo compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920), será interpretado pela cantora Itamara Koorax.

Visitas
Além da leitura de textos e da sessão solene na quinta-feira, a ABL promove toda semana, às segundas e quartas-feiras, visitas guiadas à instituição.
Durante o programa, atores encenam trechos da vida de Machado.
Também são mostrados objetos pessoais do escritor, como livros de sua biblioteca e sua escrivaninha. Há raridades, como um desenho de Carolina, sua mulher, e os originais manuscritos de um de seus livros, o romance "Memorial de Aires".
A entrada é franca para as visitas guiadas e para a maratona de leitura.
A sessão solene de quinta-feira será reservada aos membros da ABL.
A ABL fica na avenida Presidente Wilson, 203/1º andar, no centro do Rio de Janeiro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.