|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DIAL
Estação de rock sai do ar; plano é criar a BandSports FM para os 107,3 MHz
Brasil 2000 vira rádio Bandeirantes
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Especializada em rock, a Brasil
2000 FM sairá do ar para dar lugar
à programação da rádio Bandeirantes, de jornalismo. A mudança
deverá ocorrer no próximo mês.
O plano não oficial da Bandeirantes, que se tornou o maior
conglomerado do dial brasileiro,
é utilizar a freqüência 107,3 MHz
para uma emissora de esportes 24
horas, a BandSports FM. Será o
mesmo caminho seguido pela
BandNews, canal da TV paga que
ganhou uma FM há quatro meses.
Por enquanto, a Brasil 2000
(que poderá ser ouvida por internet) reproduzirá o sinal da Bandeirantes AM (840 kHz) e FM
(90,9) -falho em vários pontos
da capital por ser uma concessão
do litoral paulista e ter a antena
instalada fora de São Paulo.
Kid Vinil, que foi diretor artístico da Brasil 2000 e apresenta um
programa às quartas, disse lamentar a mudança. "Estão matando uma rádio que poderia ser
uma opção do ouvinte para jogar
nas mãos de um grande grupo.
Entendo que seja por razões financeiras, mas só tenho a lamentar. O lado universitário da FM foi
para o saco, e a idéia de fazer uma
"college radio" dançou. Estamos
perdendo culturalmente."
Criada em 1986, a Brasil 2000
pertence à Universidade Anhembi Morumbi. Por ser ligada à uma
fundação, não poderia ser vendida. Em razão disso, oficialmente o
negócio está sendo chamado de
parceria. "Os alunos da faculdade
terão participação na programação. Nosso acordo com a Anhembi Morumbi será amplo e vai envolver todas as rádios do grupo",
afirma Neneto Camargo, dono da
89 FM e Nativa, que se associou à
Bandeirantes e virou vice-presidente de rádio do grupo.
Há dois anos, diante de grave
crise financeira, a Brasil 2000 passou por uma reformulação da
programação. Os donos da
Anhembi Morumbi venderam ao
mercado e aos ouvintes a idéia de
que abandonariam o esquema comercial, que buscava audiência, e
tocariam um projeto alternativo,
com "conteúdo de qualidade".
Foi quando Kid Vinil assumiu o
comando artístico. O "sonhou"
acabou em menos de um ano.
No último relatório do Ibope
(junho a agosto), a Brasil 2000 está em 30º lugar dentre as 36 FMs,
com 6.600 ouvintes por minuto. A
Bandeirantes (26º) conta com 10
mil. Com a mudança, fica mais
forte para disputar com a CBN,
que em FM tem 15 mil ouvintes.
Velha moral da história: no rádio,
jornalismo é que dá dinheiro.
Texto Anterior: "A Lenda do Zorro": Seqüência se mostra órfã de direção Próximo Texto: Panorâmica - Dança: Corpo e Milton Nascimento são destaque no "NYT" Índice
|