São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Especial traz vencedor do Nobel da Paz

DA REPORTAGEM LOCAL

O documentário "Peacebroker - Passos para Ser um Diplomata" (2007) estreou com discrição no Eurochannel em setembro e voltou à grade com destaque depois que seu biografado, o diplomata e ex-presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, venceu o Prêmio Nobel da Paz no começo deste mês.
Ahtisaari já havia sido indicado ao prêmio no ano passado, vencido pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, o indiano Rajendra Pachauri. Neste ano, o finlandês desbancou candidatos como a ex-refém das Farc Ingrid Betancourt.
Dirigido por Jenny Nyroos, o documentário recupera a trajetória de Ahtisaari, 71, que trabalhou como professor, embaixador e subsecretário da ONU e foi eleito presidente da Finlândia em 1994.
Ahtisaari foi escolhido por sua participação na mediação em conflitos internacionais como a Guerra de Kosovo, em que propôs um plano de estabilização para o país aos conflitos entre sérvios e albaneses; o fim do sistema de apartheid, na África do Sul; e o acordo de paz de 2005 na Indonésia com separatistas, depois de 29 anos de conflitos, todos eles documentados neste especial.

PEACEBROKER - PASSOS PARA SER UM DIPLOMATA
Quando: hoje, às 17h
Onde: no Eurochannel
Classificação: não indicado a menores de 12 anos



Texto Anterior: Folha sabatina o fundador da Wikipedia
Próximo Texto: Crítica: Violência move Kubrick em "Laranja Mecânica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.