São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diretor Atom Egoyan apresenta filme produzido por Cakoff

Em primeira visita a SP, cineasta canadense comenta filmagem de 'Mundo Invisível'

GABRIELA LONGMAN
DE SÃO PAULO

Aton Egoyan nasceu no Egito, cresceu no Canadá, mas mantém com a Armênia -país de origem de seus pais- as mais fortes ligações.
O diretor de "Exótica" (1994), "Adoração" (2008) e "O Poder da Traição" (2010), entre outros longas importantes, é também o presidente do festival Golden Apricot, em Yerevan.
No ano passado, recebeu por lá um outro descendente de armênios que tantas vezes já havia mostrado seus filmes e lhe convidado para vir a São Paulo: Leon Cakoff.
"É realmente triste. Agora que eu finalmente vim, é chocante e inacreditável que ele ele não esteja aqui", disse à Folha o diretor, que chegou anteontem à cidade como convidado de honra da 35ª Mostra.
Além de membro do júri da Mostra, Egoyan é um dos diretores "Mundo Invisível", coletânea de curtas produzidos por Cakoff, com episódios dirigidos por Wim Wenders, Manoel de Oliveira, entre outros grandes nomes.
No episódio filmado por Egoyan é o próprio Cakoff quem aparece, de óculos escuros, segurando um cartaz com a inscrição "Você conhece esse homem?". Em alguns minutos, ele narra suas experiências no país de sua mãe, no tempo em que a Armênia era ainda parte da União Soviética.
"Leon queria fazer sua narrativa em inglês. Fui eu que tratei de convencê-lo a fazer em português e agora vendo o resultado, acho que foi uma ótima decisão", diz o diretor.
Ainda este ano ele deve rodar seu próximo longa "Devil's Knot" sobre um crime -o assassinato de três crianças que, em 1993 mobilizou o noticiário americano por estar ligado a rituais satânicos. Ao mesmo tempo, trabalha para modernizar e dirigir alguns textos clássicos de ópera- nunca abandonou o teatro que motivou o começo de sua carreira.
Interessado em passear pela cidade e conhecer o bairro Liberdade ("li a respeito, e estou encantado em saber que é a maior cidade japonesa fora do Japão"), ele ministrou ontem uma conferência para os alunos de cinema da Faap.

MUNDO INVISÍVEL
DIREÇÃO Atom Egoyan, Manoel de Oliveira, Wim Wenders e outros
PRODUÇÃO Brasil, 2011
QUANDO dia 2/11, às 20h, no Frei Caneca Unibanco Arteplex 1; dia 3/11, às 19h10 no Frei Caneca Unibanco Artplex 2



Texto Anterior: Padrão digital gera confusão em exibições
Próximo Texto: Crítica/Drama: Adaptação de obra clássica sofre com versos monótonos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.