São Paulo, quarta, 28 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo vence em lesões corporais

do Conselho Editorial

Bandeirantes e TV Record lideram os homicídios em seus desenhos animados; a TV Globo vence em lesões corporais. É o que constatou a pesquisa do Ilanud, entidade da ONU que estuda a violência, estimulando planos para sua prevenção, como recuperação de presos e treinamento de policiais.
Durante a primeira semana de agosto, pesquisadores gravaram a programação das TVs Globo, SBT, Bandeirantes, Record, Manchete, Cultura e Gazeta, que exibiram 912 horas de programação.
Desse total, uma média de 7,79% é dedicada a desenhos animados. O desenhos somaram 71 horas naquela semana. Constatou-se que, em média, aparecem 20 crimes por hora de desenho animado.
O número total de crimes naquela semana foi de 1.432, espalhados em sete categorias de delitos. A média mais alta (32 crimes por hora) ficou com a TV Manchete.
Dos crimes cometidos, 38% tinham alguma justificativa (reagir à violência) e 34% eram inteiramente gratuitos. Em geral não há polícia, os crimes não geram consequência à vítima e não existe intermediação (alguém para dirimir conflitos). (GD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.