São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Fenômeno da Filadélfia
SBT, 14h.
(The Garbage Picking Field Goal Kicking Philadelphia Phenomenon). EUA, 1997, 78 min. Direção: Tim Kelleher. Com Tony Danza, Jessica Tuck, Art Lafleur. Lixeiro da Filadélfia certo dia é descoberto como homem de chute poderosíssimo, o que o credencia a participar do time de futebol americano da cidade. No entanto, ele a princípio será recebido como intruso por seus companheiros de equipe. Mas fenômeno é fenômeno. Feito para TV.

O Vingador do Futuro
SBT, 22h15.
(Total Recall). EUA, 1990. Direção: Paul Verhoeven. Com Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone, Rachel Ticotin, Michael Ironside. Em 2084, trabalhador sem dinheiro para viajar (Schwarzenegger) recorre a implante de memória, mas algo dá errado e ele passa a ser perseguido por grupo que mantém Marte sob controle. Seria apenas um filme de ação futurista, não fossem o roteiro, baseado em conto de Phillip K. Dick (autor também do conto que originou "Blade Runner"), a direção esperta de Verhoeven e os contornos de Stone.

Intercine
Globo, 1h55.
Para terça, são propostos à apreciação e escolha do espectador o policial "Desejo de Matar 3" (1985, de Michael Winner, com Charles Bronson, Deborah Raffin, Martin Balsam) e a comédia "Um Peixe Chamado Wanda" (Inglaterra, 1988, de Charles Crichton, com John Cleese, Jamie Lee Curtis, Kevin Kline).

A Primeira Vez de um Adolescente
Globo, 3h50.
(Oh, What a Night). Canadá, EUA, 1992, 93 min. Direção: Eric Till. Com Corey Haim, Barbara Williams, Robbie Coltrane, Geneviève Bujold. Haim é um jovem de 17 anos que, nos anos 50, vai morar numa fazenda de Ontário, Canadá, com o pai e a madrasta. A principal razão de sua melancolia é a perda recente da mãe. O consolo será encontrado na paixão por uma mulher com mais idade que ele. A saga da sexualidade adolescente, frequente nos anos 80, aqui em momento menos vulgar do que de hábito, embora Eric Till não seja um cineasta conhecido pelo brilho de suas realizações.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Capitu sem e com restrições
"Capitu" (Canal Brasil, 13h30) é um filme "sem restrições", informa o boletim da Net, embora seja possível fazer algumas restrições a ele: talvez a escrita de Machado não seja plenamente captável pelo cinema, a atriz foi mal escalada etc.
Em todo caso, dá certo alívio pensar que nenhuma instância judicial "protetora" da infância abateu-se sobre essa história em que a dúvida é figura principal.
Essas instâncias abatem-se hoje sobre uma novela em que uma garota de programa chama-se Capitu. Dessacralização do maior personagem feminino da literatura brasileira, mas um encaminhamento coerente com a sociedade prostitucional que o Brasil constituiu. Dois sinais (o nome da novela e as "restrições") de que algo de muito errado há em nossa cultura. (IA)


LIVRO
"Por Trás da Fama" enfoca fenômeno Paulo Coelho
Ele já vendeu mais de 30 milhões de livros, teve sua obra traduzida para 47 idiomas e é o tema de hoje do "Por Trás da Fama" (Multishow, 21h30). O programa apresenta entrevistas com o compositor Roberto Menescal e com os editores Paulo Rocco e Robert Feith.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: A montanha sagrada
Próximo Texto: José Simão: Mata o véio! FHC e as Louras! É o Plano Loréal!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.