São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Filme revela aos EUA um Oriente "higienizado"

DO ENVIADO A NOVA YORK

"Memórias de uma Gueixa", o filme, é baseado em "Memórias de uma Gueixa", o best-seller, que sintetiza um dos aspectos mais perversos da hegemonia americana também na cultura: um escritor gringo "descobre" o universo fantástico e proibido que é o mundo das gueixas no Japão e resolve "revelá-lo" ao mundo. Sua "missão" é bem-sucedida: milhões de pares de olhos femininos se molham ao ler a versão japonesa da Cinderela.
Faltava chegar ao cinema. Não mais. Rob Marshall passou ainda um pouco mais de detergente na versão já "higienizada" de Arthur Golden, deixando a trama toda palatável para a família de gordinhos do Meio-Oeste poder comer pipoca à vontade e ainda sair da sala com o sentimento de que conheceu "o mundo". Não conheceu. Ou conheceu tanto quanto conhece os canais de Veneza ao visitar seu simulacro nos hotéis de Las Vegas.
Primeiro, pela escolha do elenco. Apesar de contar com um "dream team" do cinema chinês, Marshall não foi corajoso o suficiente para usar atrizes japonesas. Reuniu figuras já familiares do espectador médio dos EUA -Ziyi Zhang e Michelle Yeoh estrelaram o segundo filme em língua não-inglesa mais visto da história do país e o mais indicado ao Oscar, "O Tigre e o Dragão" (2000); Yeoh já foi "Bond Girl".
Chinesas (e uma malasiana que fez sua carreira em Hong Kong) interpretando gueixas são como argentinos no papel de brasileiros. Aos olhos do império, no entanto, somos todos "eles", divididos por grandes áreas compreensíveis: "Os Orientais"; "Os Latinos"... Segundo, pela falta de ousadia ao tratar de um tema polêmico, ausência já sentida no best-seller. Mas há três aspectos do filme que valem uma vista. A interpretação das atrizes, a cenografia e o figurino. Os dois últimos são impecáveis. Não se podia esperar menos de um diretor que, até agora, só mostrou qualidade na Broadway. (SD)


Memórias de uma Gueixa
Memoirs of a Gueisha
  
Direção: Rob Marshall
Produção: EUA, 2005
Com: Michelle Yeoh, Ziyi Zhang
Quando: estréia no Brasil em 3/2




Texto Anterior: "Memórias de uma Gueixa" cria polêmica
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.