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CRÍTICA
Filme revela aos EUA um Oriente "higienizado"
DO ENVIADO A NOVA YORK
"Memórias de uma
Gueixa", o filme, é
baseado em "Memórias de
uma Gueixa", o best-seller,
que sintetiza um dos aspectos mais perversos da hegemonia americana também
na cultura: um escritor gringo "descobre" o universo
fantástico e proibido que é o
mundo das gueixas no Japão
e resolve "revelá-lo" ao
mundo. Sua "missão" é
bem-sucedida: milhões de
pares de olhos femininos se
molham ao ler a versão japonesa da Cinderela.
Faltava chegar ao cinema.
Não mais. Rob Marshall passou ainda um pouco mais de
detergente na versão já "higienizada" de Arthur Golden, deixando a trama toda
palatável para a família de
gordinhos do Meio-Oeste
poder comer pipoca à vontade e ainda sair da sala com o
sentimento de que conheceu
"o mundo". Não conheceu.
Ou conheceu tanto quanto
conhece os canais de Veneza
ao visitar seu simulacro nos
hotéis de Las Vegas.
Primeiro, pela escolha do
elenco. Apesar de contar
com um "dream team" do
cinema chinês, Marshall não
foi corajoso o suficiente para
usar atrizes japonesas. Reuniu figuras já familiares do
espectador médio dos EUA
-Ziyi Zhang e Michelle
Yeoh estrelaram o segundo
filme em língua não-inglesa
mais visto da história do país
e o mais indicado ao Oscar,
"O Tigre e o Dragão" (2000);
Yeoh já foi "Bond Girl".
Chinesas (e uma malasiana que fez sua carreira em
Hong Kong) interpretando
gueixas são como argentinos
no papel de brasileiros. Aos
olhos do império, no entanto, somos todos "eles", divididos por grandes áreas
compreensíveis: "Os Orientais"; "Os Latinos"... Segundo, pela falta de ousadia ao
tratar de um tema polêmico,
ausência já sentida no best-seller. Mas há três aspectos
do filme que valem uma vista. A interpretação das atrizes, a cenografia e o figurino.
Os dois últimos são impecáveis. Não se podia esperar
menos de um diretor que,
até agora, só mostrou qualidade na Broadway.
(SD)
Memórias de uma Gueixa
Memoirs of a Gueisha
Direção: Rob Marshall
Produção: EUA, 2005
Com: Michelle Yeoh, Ziyi Zhang
Quando: estréia no Brasil em 3/2
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