São Paulo, Sábado, 29 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme com Bruce Willis teve 4,2 milhões de espectadores no Brasil; "Star Wars" ficou em segundo lugar
"O Sexto Sentido" foi o mais visto em 99

IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

O arrepiante "O Sexto Sentido", estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment, foi o filme mais assistido nos cinemas brasileiros em 1999.
A história do garoto que vê mortos levou 4,2 milhões de espectadores às salas do país, uma marca duas vezes e meia superior à de "Central do Brasil" (que teve 1,6 milhão de pagantes em 98 e 99) e quatro vezes inferior à de "Titanic" (que, em 98, se chocou com 16,4 milhões de brasileiros).
"Star Wars: Episódio 1" e "Tarzan" vêm em seguida, com 3,5 milhões e 3,4 milhões de espectadores, respectivamente.
Destoam da maioria norte-americana entre os dez mais vistos o brasileiro "Simão, o Fantasma Trapalhão", com 1,7 milhão, e o italiano "A Vida É Bela", com 1,6 milhão. "Simão" aparece em oitavo lugar com apenas dois ingressos vendidos a mais que a nona produção mais assistida, "Notting Hill", com Julia Roberts.
A marca de "O Sexto Sentido" representa 6% dos espectadores do país. Segundo contagem ainda em finalização do Sindicato dos Distribuidores do Rio de Janeiro, 70 milhões de brasileiros foram aos cinemas em 99, marca semelhante à de 98.
Cine nacional
Quatro dos seis filmes nacionais que estão entre os 50 mais vistos são produções infantis, incluindo "Simão, o Fantasma Trapalhão", que faz parte da lista por ter estreado no último mês de 98.
"Xuxa Requebra", grande sucesso do fim de 99, aparece em 20º lugar (970 mil espectadores) com apenas três semanas de cartaz.
Colado em Xuxa, "Orfeu", de Cacá Diegues, alcançou 960 mil. "Zoando na TV", com Angélica, ficou em 23º, com 910 mil.
O último lançamento de Renato Aragão, de dezembro de 99, "O Trapalhão e a Luz Azul", fez menos do que o esperado: teve um público de 480 mil pessoas, o que lhe garantiu a 42ª posição na lista.
Em 48º lugar está o relançamento de "Central do Brasil", feito após a indicação ao Oscar 99 de melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro. No relançamento, o filme de Walter Salles arrebanhou 400 mil pessoas.


Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: Paisagem noturna
Próximo Texto: 9% das estréias foram nacionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.