São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos autores ocupam palco histórico

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cia. Livre é a bola da vez na residência do Teatro de Arena. O mote para o ano de ocupação do espaço gerido pela Funarte é "Cia. Livre Conta Arena 50 Anos" que abre amanhã com o projeto "Arena Mostra Novos Dramaturgos".
Pretende-se ir além da mera leitura. "A idéia é que as leituras sejam encenadas dando à apresentação do texto o calor da cena ao mesmo tempo em que mantém a simplicidade da leitura. A apresentação de um texto inédito tem sempre algo de especial, é a graça da primeira vez", diz Cibele Forjaz, diretora da Companhia Livre .
O projeto de textos inéditos vai até março, revezando conversa com os autores e apresentações musicais. Cada autor convoca um diretor de sua preferência para dirigir leituras encenadas dos seus textos, que acabam sendo, por assim dizer, "pequenas montagens descomprometidas", com direito a cenário, luz, som e elencos diversos.
O texto que será lido amanhã é "Assombração do Recife Velho", de Newton Moreno, que dirige a apresentação do grupo Os Fofos em Cena.
A intenção é excitar a produção de uma dramaturgia "realmente nacional", capaz de contracenar com o Brasil que surgia entre os anos 1950 e 1960, um dos projetos mais marcantes da história do Teatro de Arena, como observa o ator e dramaturgo Vadim Nikitin.
"Assim, em homenagem aos famosos Seminários de Dramaturgia que aconteciam nesse teatro, convidamos novos dramaturgos brasileiros a apresentarem publicamente as suas peças, inéditas ou nem tanto, nos três primeiros meses de Cia. Livre Conta Arena 50 Anos", afirma Nikitin.
A mostra vai apresentar peças de 17 dramaturgos, entre eles Newton Moreno, Francisco Carlos, Marcelo Fonseca, Sérgio Coelho, Celso Sim, Dionísio Neto, Rubens Rewald, Pedro Vicente, Mário Bortolloto, Racine Santos, Marcelo Romagnoli, Gero Camilo, Gustavo Machado, Germano Mello, Rogério Toscano e Fernando Bonassi.
A agenda inclui a temporada de dois espetáculos da Cia Livre, o inédito "O Nome da Peça Depende da Lua", solo de Gustavo Machado e direção Nikitin, que estréia no dia 4 de março, e a reestréia do melodrama circense "Pagarás com tua Alma", cujo texto e direção são de Gustavo Machado. (VS)


ARENA MOSTRA NOVOS DRAMATURGOS. Quando: a partir de amanhã, às 21h. Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet (r. Teodoro Baima, 94, tel. 0/xx/11/3256-9463). Quanto: cada espectador contribui com "o que puder".


Texto Anterior: Artes cênicas: Arena coloca em cena a sua resistência
Próximo Texto: José Renato quer popularizar comédia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.