São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reúne bastidores da música brasileira

Cristina Granato lança coletânea com imagens íntimas de cantores

Fotógrafa carioca flagrou Chico Buarque sem camisa e Caetano Veloso trocando de roupa no camarim

Cristina Granato/Divulgação
A cantora Cássia Eller (1962-2001) é fotografada por Cristina Granato em um banheiro de bar no Rio ,em maio de 1999

MARCELO BORTOLOTI
DO RIO

Velha conhecida no meio musical, a fotógrafa carioca Cristina Granato, 48, se define como "figurinha fácil" na noite do Rio de Janeiro. Há 30 anos, ela registra bastidores de shows e lançamentos de discos da MPB.
Seu trabalho não é exatamente jornalístico. Granato ganha a vida como free-lancer, contratada pelos próprios músicos ou gravadoras para cobrir eventos.
A natureza dessa profissão se reflete em duas características fundamentais de suas fotos, reunidas no livro "Cristina Granato - Um Olhar na Música Popular Brasileira", lançado esta semana.
A primeira delas é que seus flagrantes nunca são embaraçosos para os artistas: eles transitam numa vertente oposta à dos paparazzi. Os personagens fotografados geralmente aparecem sorrindo e abraçados.
A segunda característica advém dessa postura "de confiança" para com as celebridades, aliada a um talento social muito particular. Como quase nenhum outro fotógrafo, ela tem acesso aos camarins e é amiga de muita gente da área.
E teve o mérito de estabelecer uma ligação tão direta com seu objeto que consegue arrancar dos artistas uma intimidade e naturalidade acessíveis apenas aos amigos próximos. Este é o lado mais valioso das fotos que produz.
Assim desnudados aparecem Chico Buarque sem camisa e suado após uma partida de futebol, Caetano Veloso trocando de roupa no camarim e Cássia Eller sentada num vaso sanitário. Há três décadas fazendo isso, seus registros ganharam também um verniz histórico. Muitos dos fotografados já se foram, como Cazuza, Renato Russo, Tom Jobim e Dorival Caymmi.
O resultado final é uma espécie de celebração dos bons momentos da música brasileira e sobretudo da carreira de Granato.
O lançamento do livro, neste mês, no Rio, não deixou dúvidas sobre o entrosamento da fotógrafa com eles.
Houve shows de João Donato, Erasmo Carlos, Roberto Menescal, Arlindo Cruz, Fernanda Abreu, Frejat e Jards Macalé. Todos tocando sem cobrar cachê. Difícil imaginar outro fotógrafo com estofo para reunir um time assim.

CRISTINA GRANATO - UM
OLHAR NA MÚSICA POPULAR
BRASILEIRA


AUTORA Cristina Granato
EDITORA Aeroplano
QUANTO R$ 85 (292 págs.)


Texto Anterior: Crítica/ Biografia: Hunt detalha a vida de Engels, mas não esclarece a evolução de suas concepções
Próximo Texto: Crítica/Jornalismo: "Notícias Populares" marcou época com sexo e bom humor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.