São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

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FILMES - PAULO SANTOS LIMA

GOLPES IMORTAIS 2
Bandeirantes, 13h. (Top Fighter). EUA, 1994, 101 min. Direção: Toby Russell. Com Bruce Lee, Jean-Claude Van Damme, Jackie Chan. Antologia de filmes de artes marciais, enriquecido por depoimentos, explicação dos golpes, imagens de treinos de Bruce Lee, introdução à tradição dos monges de Shaolin. Bom para curtidores do gênero.

HÉRCULES NO LABIRINTO
DO MINOTAURO
SBT, 13h50.
(Hercules and the Maze of the Minotaur). EUA, 1994, 91 min. Direção: Josh Becker. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn, Tawny Kitaen. Hércules em pessoa entra no labirinto para enfrentar o Minotauro. Ao encontrá-lo, no entanto, descobre que é seu irmão, a quem Zeus havia castigado.
²
ANDRÉ - UMA FOCA EM MINHA CASA
Globo, 15h40.
(Andre). EUA, 1994. Direção: George Miller. Com Keith Carradine, Tina Majorino, Chelsea Field. Menina cuida de uma foca que está perdida no Maine. Ambas se tornam amigas, mas ecologistas e pescadores tentarão afastá-las. Filmeco com tema singelo e batido, mas vale dar um voto para o australiano Miller.

FILADÉLFIA
Bandeirantes, 21h30.
(Philadelphia). EUA, 1993, 125 min. Direção: Jonathan Demme. Com Tom Hanks, Denzel Washington, Antonio Banderas. Demme mostra a doença e a intolerância que acompanha a Aids sem chocar e sem fugir a um olhar realista. Um advogado brilhante (Hanks) apela a outro (Washington ) para mover um processo contra um poderoso escritório de advogados, do qual Hanks foi despedido por estar com Aids. Filme um tanto burocrático, sim, mas Hanks está sublime.

PESOS PESADOS
SBT, 22h
. (Heavyweights). EUA, 1994, 97 min. Direção: Steven Brill. Com Tom McGowan, Aaron Schwarz e Shaun Weiss. Acampamento de férias recebe turma de gordinhos que pena obedecendo à dura disciplina de muito exercício e pouca comida imposta pelo atlético Tony. Os garotos capturam o instrutor e voltam a viver felizes, ganhando até mesmo energias para vencer uma competição contra o acampamento dos maiorais.

SINHÁ MOÇA
Cultura, 22h30.
(Idem). Brasil, 1953, 120 min. Direção: Tom Payne e Osvaldo Sampaio. Com Eliane Lage, Anselmo Duarte, Ruth de Souza. O roteiro baseado em romance mostra o amor entre um advogado liberal (Duarte) e a filha de um fazendeiro escravocrata (Lage), em pleno século 19. Filme mediano, mas que se mantém pelo elenco seguro.

INTERCINE 1
Globo, 0h25.
Os filmes a escolher são o inédito "Tráfico de Vidas" (EUA, 1995, de John Harrison, com Peter Onorati) e "O Desafio das Águias" (EUA, 1968, de Brian G. Hutton, com Clint Eastwood).

COMPORTAMENTO INDECENTE 2
Bandeirantes, 2h05.
(Indecent Behavior 2). EUA, 1994, 98 min. Direção: Carlo Gustaff. Com Shannon Tweed, James Brolin, Cynthia Steele . Uma terapeuta sexual procura ajuda de um colega para investigar o assassinato de uma cliente. Nesse percurso, a terapeuta e o terapeuta se apaixonam e lançam-se no tradicional jogo de perversões. Melhor uma visita à locadora mais próxima.

INTERCINE 2
Globo, 3h20.
O drama "A um Passo do Poder" (EUA, 1991, de Herbert Ross, com James Spader) e "Com 007 Viva e Deixe Morrer" (Inglaterra, 1973, de Guy Hamilton, com Roger Moore) são os filmes que a emissora oferece para a segunda sessão.

ZENÓBIA
Globo, 5h25.
(Zenobia). EUA, 1939, 77 min. Direção: Gordon Douglas. Com Oliver Hardy, Harry Langdon, Jean Parker. Médico de um vilarejo do século passado arranja um problema de peso: cuida de um elefante que, por gratidão, passa a acompanhá-lo em todos os cantos da cidade. O Gordo (Oliver Hardy) aparece aqui sem o Magro (Stan Laurel), o que prejudica um pouco o produto final. Mas é um belo filme à antiga, descompromissado e divertido.


TV PAGA
Clint sempre foi grande

da Redação

É um equívoco corrente supor que Clint Eastwood passou, magicamente, de besta a gênio, de medíocre a brilhante.
Quem assistir a seu filme de estréia como diretor, "Perversa Paixão" (Telecine 2, às 17h50 e 2h50), pode já notar a mão de um sujeito que tem idéias muito próprias e nada tolas a respeito de sua arte.
No caso, como o ponto de partida é relativamente comum (fã doente de um apresentador de rádio revela-se psicopata), fica mais claro o talento de Clint e a maneira como, com leveza, conduz seu personagem do paraíso ao inferno.
O inferno, aliás figura corrente e recorrente no cinema de Clint Eastwood, o maior cineasta americano em atividade.
(IA)



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