São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suba lança álbum solo apenas no exterior

da Reportagem Local

Seguindo tendência de artistas que trabalham com música "alternativa" no Brasil, o produtor Mitar Subotic lança em abril seu primeiro CD solo em caráter mundial -menos, a princípio, no Brasil.
Ele assinou contrato com a gravadora belga Crammed -que já lançou Howie B. e Moby- e prepara disco eletrônico com participações de Marina Lima, Mestre Ambrósio, Edgard Scandurra, André Gereissatti e Arnaldo Antunes.
Seu contrato com a Crammed expõe outra das distorções do sistema fonográfico brasileiro. "É para quatro trabalhos, com orçamento crescente de um disco para o outro. O contrato não obriga a vender já no primeiro CD. É um projeto de colocação gradativa."
No Brasil, em geral acontece o inverso. A banda baiana Didá, lançada em janeiro passado pela BMG, por exemplo, foi "liberada" após o primeiro CD. "A vendagem não foi significativa", explica a gravadora, que não forneceu os números.
Suba sofisticou o som regional do Mestre Ambrósio, segundo ele procurando preservar suas características. "Eles continuam a usar os instrumentos mais rústicos que existem, mas com tratamento digital e mixagem no estúdio de Philip Glass, em Nova York."
O produtor comemora o resultado da associação inusitada. "Não é forró, é quase teatro. Meu objetivo foi imprimir esse teatro num registro sonoro, fazer um disco não regional, mas autêntico. É um desafio enorme."
"O tradicionalismo atrasou no mínimo dez anos a música brasileira. Trabalho com música eletroacústica desde 78 e, quando cheguei aqui, em 91, não existia música eletrônica no Brasil. O mangue beat foi o primeiro a forçar essa barreira de tropicália/ MPB careta/rock dos anos 80."
Suba prepara ainda, com o DJ Soulslinger, brasileiro radicado nos EUA, o projeto MAU (Mestre Ambrósio Underground), só com remixes de faixas da banda, também para sair só lá fora. (PAS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.