São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"OS PEQUENINOS"
Longa-metragem busca a cumplicidade infantil

BERNARDO CARVALHO
especial para a Folha

"Os Pequeninos" ("The Borrowers") é baseado na série de livros infantis que a inglesa Mary Norton (1903-1992) publicou a partir da década de 50.
As aventuras de uma família em miniatura se tornaram clássicos da literatura para crianças, levando a autora a ser comparada a J.R.R. Tolkien.
O projeto de adaptação para o cinema se estendeu por mais de 20 anos, e uma série de TV, com Ian Holm, foi produzida no início dos anos 90.
A história dessas pequenas criaturas que moram pelos cantos e forros das casas não chega a ser uma novidade para o imaginário infantil.
A idéia de um mundo paralelo, de fantasia, é um ingrediente fundamental para toda uma tradição de histórias para crianças: um mundo que só os menores podem ver -e onde podem viver as mais improváveis aventuras.
Vários escritores brincaram com a idéia, e alguns, como Lewis Carroll, chegaram a usá-la para escrever obras-primas da literatura universal.
Não era a pretensão de Mary Norton. Seus "pequeninos" são uma alegoria do mundo infantil, mas apenas para conquistar a empatia de seus leitores.
O filme reforça essa empatia com piadinhas escatológicas, um "must" infantil, ou referências diretas aos "horrores" a que estão submetidas as crianças, como ter de tomar leite -um pequenino acaba preso e afogado dentro de uma garrafa de leite, por exemplo.
Na busca da cumplicidade infantil, os pequeninos também parecem ironizar a realidade criada pelos grandes.
Mas no fundo os valores dissolvidos nessa fórmula refletem uma moral típica de um certo modo de vida adulto.
O advogado corrupto e malvado se chama Ocious. Não é preciso dizer que ele é o oposto dos que trabalham com honestidade e esforço para manter a pacata vida familiar. É ele quem ameaça demolir o lar onde mora a família de pequeninos.
Mas o filme também serve de veículo para outras mensagens adultas, além dos inofensivos valores da família de classe média.
"Os Pequeninos" é uma verdadeira festa para o merchandising. Os objetos mais corriqueiros ganham um destaque impensável ao serem "tomados de empréstimo" pelos heróis: de uma marca de fio dental transformado em mochila à marca de um pote de sorvete, que serve de elevador, passando até por cartões de crédito, usados como portas.
²

Filme: Os Pequeninos
Produção: Inglaterra/EUA, 1998
Direção: Peter Hewitt
Com: John Goodman e Jim Broadbent
Quando: estréia hoje, em cópias dubladas, nos cines Eldorado 2, Olido 2 e circuito




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.