São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2000 |
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ARTES PLÁSTICAS Museu paulistano inaugura, na sexta-feira, mostra em que o destaque é o original do Tratado de Tordesilhas, de 1494 Masp ilustra colonização brasileira
da Reportagem Local O Museu de Arte de São Paulo (Masp) começa a comemorar, na próxima sexta-feira, os 500 anos do Descobrimento do Brasil, com a mostra Brasil 500 Anos - Descobrimento e Colonização, com cerca de 200 pinturas, desenhos, mapas e documentos históricos. O grande destaque é o original do Tratado de Tordesilhas, de 1494, que comparece no primeiro dos quatro módulos da mostra. O tratado determinava que Portugal e Espanha dividiriam entre si as novas terras descobertas. Portugal ficaria com a parte a leste de uma linha imaginária de norte a sul localizada a 370 léguas de Cabo Verde. O módulo conta ainda com a Carta de Mestre João, documento que narra a rota da esquadra de Cabral. Mestre João foi o físico e cirurgião que realizou o registro astronômico do céu da nova terra descoberta e o primeiro que nele identificou o Cruzeiro do Sul. Além de documentos históricos, o primeiro módulo traz obras de arte importantes, embora esse não seja o forte da mostra. Será exibida, por exemplo, a pintura "O Inferno", de autoria de um mestre anônimo português do século 16, em que um índio representa o papel do diabo. Para estabelecer um contraponto com essa imagem, será utilizado o quadro "Moema", de Victor Meireles, do acervo do Masp, em que a índia é apresentada de uma maneira bucólica e mítica. Essa obra não ficará todo o tempo na mostra pois já está cedida para a Mostra do Redescobrimento, que começa em 23 de abril. Será substituída por "A Primeira Missa de São Vicente", de Rugendas. Outros destaques desse primeiro segmento são a tela "O Bom Pastor", de Frei Carlos, o mais importante pintor português da primeira metade do século 16, e a monumental tapeçaria "O Desembarque" (4,6 m x 7 m), realizada pelos mestres tapeceiros de Tournai, na Bélgica, e que representa a chegada dos portugueses à Índia e o encontro do Ocidente com o Oriente. A mostra é mais histórica que artística, concorda Luiz Marques, um dos curadores da mostra. "É uma mostra histórica que se vale de algumas obras de arte para ilustrar algumas teses e torná-la mais atraente e multiforme", disse em entrevista à Folha. "Ela tem uma coluna dorsal que é a questão sobre como Portugal incorpora em um contexto histórico esse território mítico que eles acabam de descobrir. Pretende mostrar como o país se tornará um receptáculo de um projeto europeu que parte de uma dimensão geopolítica, o Tratado de Tordesilhas, e não mítica. O Brasil será um modelo da projeção urbana portuguesa", complementou. O segundo segmento da mostra será dedicado à formação da imagem cartográfica do Brasil e, por isso, será composto basicamente por mapas, instrumento indispensável para o estabelecimento das rotas comerciais de navegação e para a localização precisa das novas terras descobertas. Isso só foi possível com a invenção da "projeção cilíndrica de 360 graus" pelo cartógrafo flamengo Mercator, que possibilitou que o mundo redondo fosse representado em um espaço plano e retangular. "O século 16 caracterizou-se por uma verdadeira revolução cartográfica", disse Marques. O terceiro módulo trará mapas e desenhos de vilas e cidades do Brasil colonial, principalmente de seus sistemas de defesa. O quarto será centrado na paisagem urbana brasileira e usará autores do acervo do Masp, como Frans Post, Thomas Ender, Menotti Del Picchia e outros. (CF) Mostra: Brasil 500 Anos -Descobrimento e Colonização Curadoria: Luiz Marques, Nestor Goulart Reis Filho, José Luís Porfírio e Vasco Caldeira Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/ xx/11/251-5644) Vernissage: sexta, às 19h (para convidados) Quando: de ter. a dom., das 11h às 18h. A bilheteria fecha às 17h Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes). Entrada franca para maiores de 60 anos e menores de 10 anos Patrocinador: Banespa Texto Anterior: Marcelo Coelho: Neutralidade é qualidade em "Hans Staden" Próximo Texto: Redescobrimento tem site Índice |
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