São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Jesus
Globo, 15h25.
(Jesus). EUA, Itália, Alemanha, República Tcheca, 1999. Direção: Roger Young. Com Jeremy Sisto, Jacqueline Bisset, Armin Mueller-Stahl, Gary Oldman. Originalmente uma minissérie de TV (a Globo não informa a metragem que usará) sobre a vida de Jesus, da qual se busca evidenciar, sobretudo, o lado humano. Subtexto: a Páscoa está chegando.

O Rei e Eu
SBT, 15h45.
(The King and I). EUA, 1999, 87 min. Direção: Richard Rich. Animação da Warner baseada no musical de Rodgers e Hammerstein, que já havia rendido o filme de 1956, onde o centro é o amor entre uma professora britânica e o rei do Sião. Gênero basicamente infantil em história pouco infantil. Inédito.

Maria, Mãe de Jesus
SBT, 22h30.
(Mary, Mother of Jesus). EUA, 1999. Direção: Kevin Connor. Com Christian Bale, Melinda Kannaman. O título é bastante eloquente quanto ao assunto desta produção sem grandes novidades em relação ao roteiro, não? Dramatização da saga bíblica da mãe de Jesus. Ou, ainda, a infância, os milagres, as pregações e calvário de Cristo sob o ponto de vista feminino. Drama histórico-religioso. Inédito.

Tudo o que Sonhamos
SBT, 1h05.
(A Walton's Easter). EUA, 1997, 100 min. Direção: Bill Corcoran. Com Richard Thomas, Ralph Waite. Filho deixa seu cotidiano em Nova York para comemorar os 40 anos de casamento dos pais e sente-se atraído pela vida no interior. Idéia que não é nem de longe partilhada por sua mulher. Como superar a divergência? Drama feito para TV. Inédito.

Tudo em Família
Bandeirantes, 1h15.
(All Night Long). EUA, 1981, 88 min. Direção: Jean-Claude Tremont. Com Gene Hackman, Barbra Streisand. Hackman é promovido a gerente de uma farmácia 24 horas. Noite vai, noite vem, ele acaba tendo um caso com Streisand, "frequentadora" do local. A vida não é mole. Comédia que Barbra atrapalha e Gene levanta.

Intercine
Globo, 2h25.
Em vista da ocasião, vai ao ar o vencedor na escolha do público entre dois épicos religiosos: "Barrabás" (1961, de Richard Fleischer, com Anthony Quinn, Silvana Mangano) e "O Manto Sagrado" (1953, de Harry Koster, com Richard Burton, Jean Simmons).

SHOW

HBO exibe apresentação do Cirque du Soleil

O espetáculo "Cirque du Soleil: Alegria" irá ao ar hoje, às 21h, pelo canal HBO. Com pouco mais de uma hora e meia de duração, a produção mostra o grupo do Canadá em seus números clássicos, que misturam circo, teatro e dança e foram destaque durante a cerimônia do Oscar deste ano. O especial traz dez atos representando as mudanças da sociedade durante um determinado período. Na trilha sonora do espetáculo, canções como "Alegria", "Vai Vedrai", "Valsapena", "Jeux d'Enfants" e "Querer".

CIÊNCIA

NGC explica a "explosão" da vida no Cambriano

Para os fãs de arqueologia e geologia, o National Geographic Channel exibe hoje, às 22h, o documentário "Explosão da Vida". A produção acompanha cientistas que, por meio de pesquisas com fósseis, tentam entender como em um único momento (uma "piscadela geológica") uma incrível variedade de animais apareceu na Terra. O programa propõe, e responde, as questões: Que animais apareceram? Que impacto provocaram na Terra? Que características novas trouxeram?

RELIGIÃO

Produção mostra o calvário de Cristo encenado no bairro da Rocinha, no Rio

Hoje, às 21h, o GNT exibe o documentário inédito "Via Sacra da Rocinha". A produção acompanha a encenação da passagem bíblica realizada anualmente nas ruas e becos da comunidade, na zona sul do Rio.
A dramatização teve início há nove anos, quando o teatrólogo Aurélio Mesquita reuniu moradores da favela (reconhecida como bairro em 1992) para montar uma peça. Operários, estudantes, desempregados e donas-de-casa formaram o grupo que teve a idéia da Via Sacra.
O documentário revela ainda os bastidores da montagem, os ensaios e a dificuldade encontradas pelos participantes.

FILMES

Cinema que se faz com muito ou sem nada

Pode-se ter tudo a favor e não fazer muita coisa. É o caso de Robert Redford. Bom ator, ótimo galã e, de quebra, criador do Sundance Festival. Mas, quando dirige, temos sempre algo um tanto morno. É assim em "Quiz Show" (HBO, 12h). O tema: fraudes nos programas de perguntas e respostas, que foram para a TV, um dia, o que são hoje os "reality show".
O assunto é interessante e o roteiro está à sua altura. O elenco é outro ponto forte do filme, com Ralph Fiennes, John Turturro, Paul Scofield. No entanto, o conjunto do filme fica amarrado às normas do bem fazer.
Já o brasileiro "Barrela" (Canal Brasil, 23h30) é de 1990 (depressão aguda do cinema nacional), feito com migalhas, mas termina por agradar. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vai encarar o bacalhau da sogra?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.