São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Letras em CDs podem se tornar obrigatórias

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Até de setores mais conservadores da sociedade já despontam pressões dirigidas à indústria fonográfica nacional. O deputado federal Márcio Reinaldo (PPB-MG) apresentou projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da inclusão, em todos os CDs lançados no país (inclusive os estrangeiros), de todas as letras das músicas neles contidos.
Modificando a legislação atual sobre direitos autorais, o projeto estipula também que essa obrigatoriedade só seja suspensa se o produtor ou artista disponibilizar as letras na internet.
A Folha procurou a Associação Brasileira dos Produtores de Discos e várias gravadoras para opinarem sobre a questão, mas ninguém quis se manifestar.
Embora com potencial polêmico, o projeto não deve mudar muita coisa em relação à produção contemporânea -a maioria dos CDs já vem com letras.
Mas respingará nos relançamentos descuidados e coletâneas vagabundas que as gravadoras adoram lançar às pencas -esses quase nunca têm informações ou letras. E, em fases difíceis como a atual, têm salvado gravadoras do desespero.


Texto Anterior: Disco/crítica: Indignação oculta no silêncio
Próximo Texto: O não-lançamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.