São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Guerreiros da Virtude
Globo, 15h35.    
(Warriors of Virtue). EUA/Hong Kong, 1997, 108 min. Direção: Ronny Yu. Com Angus MacFadyen, Mario Yedidia. Garoto de 12 anos, na posse de um estranho manuscrito, é transportado a lugar místico em que encontra os Guerreiros da Virtude, confraria de lutadores dedicada ao combate do mal. Embora tudo credencie o filme a ser um kung fu dirigido a crianças, Ronny Yu sempre reserva surpresas agradáveis. Então, é hora de botar a criançada diante da TV, para ver o que é um filme inventivo e à sua altura, e depois confiar.

Anjos no Ataque
SBT, 15h45.  
(Angels in the Endzone). EUA, 1997. Direção: Gary Nadeau. Com Paul Dooley, Matthew Lawrence, Christopher Lloyd. Depois da morte do pai, menino de 11 anos pede ajuda a uns tantos anjos, para que o seu time da escola vença o campeonato. Da série "eu acredito em duendes". Piloto de seriado para TV.

A Dama do Cine Shangai
Bandeirantes, 22h.    
Brasil, 1987, 116 min. Direção: Guilherme de Almeida Prado. Com Maitê Proença, Antônio Fagundes, José Lewgoy, Paulo Villaça, José Mayer. Ao entrar num cinema, homem (Fagundes) encontra estranha mulher (Proença) parecidíssima com a atriz do filme. O forte do filme vem dessa trama entre real e imaginário, essencial no cinema de Almeida Prado. Esse mundo se basta de modo obsessivo, o que pode ser sentido de forma incômoda por parte dos espectadores. Mas o talento é inegável.

Turbulência 2
Globo, 22h15.  
(Turbulence 2). EUA, 1999, 104 min. Direção: David Mackay. Com Craig Sheffer, Jennifer Beals, Tom Berenger. A velha saga de "Aeroporto" (avião em perigo) mais terrorismo, na história de avião com arma química da pesada que tem seu curso desviado depois que o piloto é assassinado. Passageiro e aeromoça tentam evitar o pior. Inédito.

A Grande Esperança Branca
Bandeirantes,1h30.    
(The Great White Hope). EUA, 1970, 102 min. Direção: Martin Ritt. Com James Earl Jones, Jane Alexander, Lou Gilbert. Pugilista negro (Jones) incomoda os brancos não só por se tornar campeão mundial como, sobretudo, por namorar uma branca. De tal forma que se torna preciso encontrar um adversário branco para enfrentá-lo. O anti-racismo é a marca deste filme de Ritt, em que a presença de Jones é decisiva. Bem acima da média.

Intercine
Globo, 2h15.
Para abrir a semana, o público escolhe entre o drama "Desejo Mortal" (1992, de Oliver Hellman e Robert Barrett, com Leslie-Anne Down, John Enos) e a comédia "O Corpo" (Brasil, 1992, de José Antonio Garcia, com Antonio Fagundes, Marieta Severo, Cláudiz Jimenez). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale para toda a semana).

Almôndegas 4
Globo, 3h55.  
(Meatballs 4: To the Rescue). EUA, 1992, 86 min. Direção: Bob Logan. Com Corey Feldman, Jack Nance. Para impedir que seu acampamento seja tomado por especuladores imobiliários, diretor organiza concurso de esqui aquático no local. Comédia naufragante.

FILME

Parceria entre o público e o diabo

Ao morrer, um homem insiste em ir para o inferno, tal sua vida lhe parece a de um pecador. O diabo o forçará a passar sua vida libertina em revista.
A conclusão será aquela que o título "O Diabo Disse Não" (Telecine Classic, 22h) enuncia. Com isso, Ernst Lubitsch nos convida, neste filme de 1943, a também passar em revista a noção de pecado que desenvolvemos (ou que a religião desenvolveu por nós).
Passemos por qualquer possível moral da história, pela mensagem do filme. Não há mensagem. Como escreveu François Truffaut, os filmes de Lubitsch nos tomam como co-autores: ajudamos a escrever a história com a imaginação.
Esse é o conceito deste tipo de filme, que se faz não para o público, mas com o público. (INÁCIO ARAUJO)

PERFIL

Carreira de Tony Ramos é destaque no Canal Brasil

O ator Tony Ramos é o tema da série "Retratos Brasileiros" (Canal Brasil, 20h). Seus trabalhos no cinema, no teatro e na TV serão relembrados em imagens de arquivo. Otávio Augusto, Maitê Proença, Denise Saraceni e Carlos Manga, entre outros, relembram passagens com Tony, que se diz influenciado pelas chanchadas.

CONVIDADA

Mary Tyler Moore participa de "The Ellen Show"

O episódio de hoje da série "The Ellen Show" (Sony, 20h) terá a participação da atriz Mary Tyler Moore, que se consagrou nos anos 70 num seriado que levava seu nome. Na história, Ellen decide fazer uma surpresa para sua mãe e promove um encontro desta com a irmã, interpretada por Mary, que não vê há anos.



Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Monica Bergamo: Prancheta vermelha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.