São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

PRÊMIO JABUTI

Vencedores do concurso serão anunciados hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Às 19h, enquanto Lygia ainda deverá estar conversando sobre a criação literária com seu amigo Carlos Heitor Cony e o público do Salão de Idéias, o prêmio Jabuti será anunciado na mesma Bienal do Livro, no auditório externo do Centro de Exposições Imigrantes.
Dos finalistas divulgados em 3 de abril, saem os vencedores das 16 categorias, que levam R$ 1.000 cada um. Ganhadores em outras edições do concurso -criado pela Câmara Brasileira do Livro em 1958 e hoje considerado prêmio máximo da literatura nacional- Lygia e Cony não competem em 2002.
Entre os concorrentes estão, por exemplo, os romances "A Utopia Burocrática de Máximo Modesto", de Dionisio Jacob; "Adágio para o Silêncio", de Luís Giffoni; e "Barco a Seco", de Rubens Figueiredo.
Já a disputa entre contistas/ cronistas alinha Marçal Aquino ("Faroestes"), Fernando Sabino ("Livro Aberto") e Rubem Fonseca ("Secreções, Excreções e Desatinos").
O concurso contempla também áreas do processo editorial, como ilustração e tradução. Os finalistas concorrem ainda a dois prêmios de R$ 15 mil, correspondentes ao Jabuti do Ano (ficção e não-ficção).


Texto Anterior: Barbara Gancia: Palavrão é bom e eu gosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.